A Alimentação em idade escolar

por Mário Moreira

Manter um comportamento democrático e saudável às refeições na escolha de alimentos novos e saudáveis é determinante para as nossas crianças

A perda dos valores tradicionais da alimentação por parte das famílias, a escolha de produtos de reduzido valor nutrional e de elevado valor calórico, associada á ausência de uma politica alimentar de rigor, nas cantinas escolares, são sem a menor dúvida, razões para o crescimento da obsidade e excesso de peso das nossas crianças e adolencentes.

Uma grande parte das nossas crianças e jovens comem demasiado açúcar, sal, gorduras e bebem refrigerantes, em vez da fruta, legumes e hortaliças.

Há a necessidade de aprederem na escola e no meio familiar a saber escolher, para crescerem fortes e saudáveis. Naturalmente que é no seio familiar o melhor lugar para adquirir hábitos saudáveis. Mas se os pais não têm esta noção e preocupação, os seus filhos crescerão com hábitos que os irão condicionar para o resto da vida.

Uma alimentação variada e equilibrada é tomar a melhor opção para crescer num corpo são com mente saudável. Quanto mais cedo as crinaças tomarem tais conhecimentos e saberes, maior será a hipótese de manter consigo essa escolhas durante a idade adulta, transmimtindo conhecimento, prevenindo o aparecimento de doenças ao longo da sua vida.

Envolver a criança no processo de escolha na compra dos alimentos ou confeção, incentivando-a pelas cores e formatos, com uma cuidada apresentação, podem surgir resultados surpreendentes.

Nesta rubrica, por diversas vezes, referi as condicionantes que se vive todos os anos nas cantinas escolares. Como nos anos anteriores as coisas mantêm-se ou noutros até pioraram.

As empresas concessionárias não cumprem os requissitos estabelecido no “Caderno de Encragos”. Há locais em que não são escrutinados, ao longo de todo o ano. Conheço profundamente este setor e sei muito bem o que digo.

“Legumes Mediterrânicos Salteados”

Lavar 1 curgete, 1 pimento, 1 cenoura, 1 tomate, 1 cebola roxa. Usar um descascador e cortar finamente em todo o cumprimento; a cenoura descascada e a curgete. Com uma faca limpar o pimento cortar seis pequenas unidades ao cumprimento, cortar o tomate e a cebola em rodelas. Temperar de azeite, folhinhas de tomilho e oregãos, sal e pimenta qb. Levar a grelhar de ambos os lados. Pode acompanhar um prato de peixe ou carne ou simplesmente servir de prato principal.

Bom apetite!

Um abraço gastronómico.

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