A COZINHA COM SABORES DE OUTONO

por Mário Moreira

Verdes, pretas ou vermelhas escuras, somos redondinhas, fofinhas, docinhas e sumarentas… Juntinhas num cacho, frescas, secas, maceradas, em doce ou em compota, quem somos?

O Outono conhecido por ser a época das colheitas, das desfolhadas, das vindimas,  é a melhor estação do ano, também conhecido pela “estação dos frutos”, a melhor época para a sua maturação.

É também a melhor época para se encontrar a fruta com melhor qualidade e melhor sabor. Não sofre  as condições do excessivo calor nem o frio intenso do Inverno, o que potencia as suas propriedades nutricionais.

É mais importante consumir frutos de época.  Têm épocas de colheita diferentes que nos  dão a primazia de os comer todos os meses durante o ano.

Estamos habituados a encontrar nos supermercados todo o tipo de frutos, desde os mais exóticos e dos lugares mais inóspitos do planeta, de qualquer época, onde o nível das suas importações está cada vez mais a aumentar.

Na realidade, temos determinados tipos de produtos específicos por mês ou  época. É sinal que podemos comer de forma variada e diversificada, pois, têm o essencial para o nosso organismo nesse periodo restrito de consumo.

Ao defedermos esta realidade e ao comermos de forma sazonal e local, estamos a contribuir e a promover a economia local e nacional, evitar o transporte de frutos entre paises e continentes, muitas vezes em condições desagradáveis, verdes, mal acondiciconados  e com  custos ambientais incalculáveis.

 

Bacalhau frito com camarões e Mexilhões em Molho de Vinho Branco

Ingredientes e maneiras de confeção para 4 pessoas

Aqueça o azeite numa frigideira, tempere de sal e pimenta qb as 4 postas de bacalhau, passe em 3 colheres de farinha e doure-as de ambos os lados. Num pequeno recipiente com 2 copos de água, uma cebola descascada, dois dentes de alho esmagados coza 20 mexilhões e 50gr de camarões. Coe e reserve a água, que foi temperada com sal , pimenta, folha de louro e piripiri, qb. Limpar os mexilhões e descacar os camarões. Incorporar em metada da água reservada 3 collheres de sopa de farinha mexer e incorporar um copo e meio de vinho branco seco pouco a pouco e mexer até obter um creme homogéneo. Retificar os temperos. Numa travessa de serviço levar ao forno o bacalhau, os mexilhões, meia parte do molho, a 180º durante 15 minutos. Retirar e empratar. Espalhar por cima de cada posta uma porção de camarões e em cima destes a outra parte do molho. Acompanhar com batatinhas cozidas, descascadas e salteadas numa frigideira com azeite e alhos esmagados. Decorar com folhinhas de tomilho e salsa.

 

Bom apetite. Um abraço gastronómico

Foto: DR

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?