À DESCOBERTA DO PRAZER A DOIS
por Mário Moreira O erotismo e alimentação andaram sempre de mãos […]
por Mário Moreira
O erotismo e alimentação andaram sempre de mãos dadas. As várias culturas do mundo criaram receitas para os amantes melhorarem o seu desempenho…”Comendo e bebendo o amor vai crescendo.” Saberes populares, imortalizados no tempo, demonstram a ligação que se estabeleceu entre a comida e o sexo.
O homem vive em busca do afrodisíaco, na capacidade que certos alimentos possuem de melhorar a vida sexual dos cidadãos.
Porém, esta definição vai mais longe e refere-se a tudo aquilo que o ser humano faz para estimular e aumentar o desejo sexual.
Uma observação mais atenta permite-nos perceber como na história social da humanidade, da alimentação e da sexualidade, tanto caminham de mãos dadas como se apresentam em movimentos paralelos de oscilação entre a liberdade e a repressão.
Equiparar o ato sexual a uma refeição requintada, onde cheiramos, saboreamos, mastigamos e engolimos os alimentos, pode revelar-se numa das atividades mais estimulantes do ser humano.
Infelizmente, nos dias de hoje as delícias da mesa foram substituidas por refeições frias, rápidas e impessoais, substituidas pelos ecrãs e redes sociais, contraria a teoria de que os amantes são apreciadores da boa mesa. A confirmar esta tese, temos homens e mulheres que comem pouco e mal, vivendo obcecados com a linha, não tendo por isso uma vida sexual satisfatória…
Apreciações e teses à parte com esta temática desejo não deixar em claro o “ Dia dos Namorados”. Quem ama gosta de namorar todos os dias. Porém, neste dia tão especial quanto comercial e consumista, é importante a preparação de um jantar româmtico cujo receituário tenha o intuito de despertar “apetites” em si e à pessoa amada.
“Miminhos gulosos de porco preto com figos e tomatinhos saltitantes”
Os figos são das frutas mais antigas na história da humanidade, associados ao amor, ao prazer e à fertilidade.
Limpar gorduras, temperar o lombelo com 2 colheres de vb, 1 de vt, 1 colher de sopa de caldo de carne, folhinhas de tomilho e alecrim, 5 dentes de alho esmagados, uma colher de sobremesa de mostarda, sal e pimenta. Esmagar, envolver, deixar marinar.
Numa frigideira com 1 colher de azeite, colocar o lombelo, selar de ambos os lados. Regar com colher de sopa de mel, o liquido da frigideira, levar ao forno durante 15minutos, fogo médio, até ficar tenro rosa.
Numa frigideira caramelizar 2 cebolas roxas em gomos, reservar. Adicionar 6 figos cortados, 6 tomates cereja, 1 colher de sopa de vinagre balsâmico, polvilhar com açúcar em pó, deixar ferver em fogo lento. Cortar a carne e empratar a gosto.
Bom apetite.
Um abraço gastronómico.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 22, 2024
O sinistro, cujas causas estão a ser investigadas pelas autoridades, provocou constrangimentos no trânsito, originando longas filas.
Dezembro 22, 2024
No regresso ao campeonato, o Vitória recebe esta segunda-feira o Nacional da Madeira, numa partida agendada para as 18h45.
Dezembro 22, 2024
O evento iniciou-se com uma atuação musical das crianças que frequentam a EB1/JI de S. Faustino, que interpretaram uma canção de Natal, desejando Boas Festas a todos os presentes.