À DESCOBERTA DO PRAZER A DOIS

por Mário Moreira

O erotismo e alimentação andaram sempre de mãos dadas. As várias culturas do mundo criaram receitas para os amantes melhorarem o seu desempenho…”Comendo e bebendo o amor vai crescendo.” Saberes populares, imortalizados no tempo, demonstram a ligação que se estabeleceu entre a comida e o sexo.

O homem vive em busca do afrodisíaco, na capacidade que certos alimentos possuem de melhorar a vida sexual dos cidadãos.

Porém, esta definição vai mais longe e refere-se a tudo aquilo que o ser humano faz para estimular e aumentar o desejo sexual.

Uma observação mais atenta permite-nos perceber como na história social da humanidade, da alimentação e da sexualidade, tanto caminham de mãos dadas como se apresentam em movimentos paralelos de oscilação entre a liberdade e a repressão.

Equiparar o ato sexual a uma refeição requintada, onde cheiramos, saboreamos, mastigamos e engolimos os alimentos, pode revelar-se numa das atividades mais estimulantes do ser humano.

Infelizmente, nos dias de hoje as delícias da mesa foram substituidas por refeições frias, rápidas e impessoais, substituidas pelos ecrãs e redes sociais, contraria a teoria de que os amantes são apreciadores da boa mesa. A confirmar esta tese, temos homens e mulheres que comem pouco e mal, vivendo obcecados com a linha, não tendo por isso uma vida sexual satisfatória…

Apreciações e teses à parte com esta temática desejo não deixar em claro o “ Dia dos Namorados”. Quem ama gosta de namorar todos os dias. Porém, neste dia tão especial quanto comercial e consumista, é importante a preparação de um jantar româmtico cujo receituário tenha o intuito de despertar “apetites” em si e à pessoa amada.

“Miminhos gulosos de porco preto com figos e tomatinhos saltitantes”

Os figos são das frutas mais antigas na história da humanidade, associados ao amor, ao prazer e à fertilidade.

Limpar gorduras, temperar o lombelo com 2 colheres de vb, 1 de vt, 1 colher de sopa de caldo de carne, folhinhas de tomilho e alecrim, 5 dentes de alho esmagados, uma  colher de sobremesa de mostarda, sal e pimenta. Esmagar, envolver, deixar marinar.

Numa frigideira com 1 colher de azeite, colocar o lombelo, selar de ambos os lados. Regar com colher de sopa de mel, o liquido da frigideira, levar ao forno durante 15minutos, fogo médio, até ficar tenro rosa.

Numa frigideira caramelizar 2 cebolas roxas em gomos, reservar. Adicionar 6 figos cortados, 6 tomates cereja, 1 colher de sopa de vinagre balsâmico, polvilhar com açúcar em pó, deixar ferver em fogo lento. Cortar a carne e empratar a gosto.

Bom apetite.

Um abraço gastronómico.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?