À mesa em Natal atípico

por Mário Moreira

Ao longo da minha vida profissional, tenho observado que os pobres sabem comer tão bem ou melhor que os ricos.

O que lhes falta, mesmo, é oportunidade.

Com votos de saúde, igualdade, fraternidade e amor, são os meus melhores desejos de um excelente Natal.

“Peru recheado com amêndoas, uvas passas, castanhas, nozes, ameixas de Elvas, cogumelos, Porto vintage e… chocolate”

  1. Para que o peru ganhe sabor, deixar coberto em água com 2 laranjas e 1 limão em bocados, ramos de salsa, grãos de pimenta e sal, aproximadamente, 1 dia. Após esta operação, pendurar durante algumas horas.
  2. Com um pano seco, limpar bem o peru, verter uma quantidade generosa de rum, chegar-lhe o fogo para limpar de todas as impurezas, limpar de novo.
  3. Barrar o peru com manteiga por dentro e por fora.
  4. Numa pingadeira colocar o peru em cima de um alho francês cortado em rodelas, talos de aipo, ½ litro de água, ½ litro de vinho branco maduro, 2 cabeças de alho cortados ao meio. Efetuar um “boneca/raminho de cheiros” protegido (Salsa, tomilho, alecrim e grãos de pimenta) dentro do peru. Cobrir com folha de alumínio e levar ao forno à temperatura de 180º.
  5. Efetuar uma mistura de 100gr de nozes, 100gr de amêndoas e triturar, grosseiramente. Adicionar 100gr de uvas passas tintas (maceradas em vinho do Porto) e 100gr de ameixas, ambas picadinhas, levar ao lume a caramelizar. Juntar os 4 ingredientes.
  6. Numa frigideira levar ao lume com; 1 cebola roxa em meias luas, 3 dentes de alho esmagados, 2 colheres de azeite, uma mistura de cogumelos cortados; pleurotes, portobello, shitake, deixar confecionar até que larguem toda a água, temperar a gosto de pimenta e sal.
  7. Numa panelinha com 1l de leite e 1 flor de anis, cozer 250gr de castanhas congeladas. Depois de cozidas retirar do leite e triturar até ficar bem cremoso.
  8. Num recipiente, adicionar aos frutos secos, os cogumelos, o creme de castanhas, juntar 1 dl de porto vintage. Envolver bem os ingredientes. Retificar os temperos.
  9. Após 1h30 de forno retire a pingadeira, retire dentro o peru, a “boneca de cheiros” e com a ajuda de 1 colher de sopa, vamos rechear o peru, com os ingredientes preparados. Entrelaçar as patas e atar com fio norte. Tapar a abertura com fatias de bacon. Verter em cima do peru o molho da assadura. Volta ao forno à mesma temperatura por 2h. Retire a folha de alumínio e deixar até que fique de cor dourada brilhante. A assadura de 1 peru recheado varia consoante o peso, ½ hora por cada 500g, é o tempo recomendado.
  10. Levar ao micro-ondas com 1 colher de sopa de manteiga, 100gr de pedaços chocolate preto, mexa até se desfazer num creme.
  11. Verter o chocolate generosa e deliciosamente em cima do peru.

Bom apetite!

Um abraço gastronómico.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?