
por Mário Moreira
Nenhum alimento consegue competir com as massas alimenticias quanto à versatilidade, à rápidez, à adesão, ao baixo custo e à facilidade na preparação de uma refeição.
É na escolha que reside o saber “escolher as companhias”, isto é; os condimentos e os acompanhamentos. As massas estão associadas à confeção de sopas, saladas, peixes, carnes, mariscos, aves, vegeterianos e até sobremesas.
É um alimento perfeito pelo valor nutritivo e dos hidratos de carbono de combustão lenta, que sacia facilmente a fome.
Algumas variedades de massa são utilizadas para dar mais espessura às sopas, algumas delas enriquecidas com vegetais ou peixe quebram a monotonia de uma dieta quase sempre à base de arroz ou feijão, consumida pela população mais pobre. São feitas a partir das colheitas de cada região; farinha de arroz, farinha de soja e farinha de batata, cozinhadas de modo diferente.
Quando comprar massas prefira de boa qualidade. Se tiver a sorte de residir próximo de uma loja, com especialidades italianas, as massas frescas e recheadas são normalmente de muito boa qualidade.
Na Praça da Oliveira, na “1ª versão da Pavico”, há uns vinte anos, aí trabalhei na direção e execução de um excelente serviço que prestávamos. Tinha ao meu cuidado, um equipamento de modelar massas, onde produzíamos, confecionávamos e vendíamos o produto final ao balcão, ou os guardavamos em fracos, às cores, em diversos formatos e tamanhos, tendo enorme impacto pela novidade. Muito bom.
Não há regras rígidas quanto à variedade de massa a utilizar para determinado molho; é uma questão de gosto. Porém, há algumas indicações que devemos ter em conta; as massa finas combinam bem com molhos de peixe e marisco; as massa mais largas combinam com os molhos mais cremosos e a massa pequena tubolar como o macarrão combina bem com molhos mais rústicos de carne.
A maior parte das massas frescas fazem-se a partir de 150gr de farinha de trigo, 2 ovos e uma pitada de sal e o resultado é um sem fim de variadíssimas criatividades.
ESPARGUETE COM MOLHO PESTO VIEIRAS SALTEADAS E MANJERICÃO
Ingredientes, preparação e confeção para quatro pessoas
Boas práticas para a cozedura: 1l de água, 100gr de massa e 10gr de sal grosso. Aqui reside 50% do sucesso do prato.
Colocar a massa quando a água ferver e deixar até ficar aldente… os outros 50%.
Faço o pesto com uma colher de sopa de azeite, 50gr de pinhões, dois dentes de alho, uma colher de sopa de queijo parmesão, folhinhas de manjericão e tempero de sal e pimenta qb. Cozo 400gr de esparguete e envolvo no molho. Limpo 16 vieiras e levo-as a saltear em azeite, pimenta rosa, cubinhos de gengibre e alhos esmagados. Decoro com azeitonas e folhinhas de manjericão.
Bom apetite! Um abraço gastronómico.
Bom apetite! Um abraço gastronómico.
Foto: DR