BOAS FESTAS…É tempo de viver!

por Mário Moreira

Os tempos mudaram e a longevidade humana também. Os avanços civilizacionais e tecnológicos levam-nos para uma esperança de vida cada vez maior, impensável até há poucos anos. A vida é cada vez mais longa, mais preciosa, mas também à custa de enormes sacrifícios. Será que a longevidade é apenas uma conquista civilizacional? A meu ver a longevidade, deve ser vivida de forma saudável, intensamente, com qualidade de vida, desafogo financeiro, afetos, inteligência de emoções. Na sociedade em que vivemos um dos espelhos de qualidade de vida, é a condição de vida dos cidadãos mais velhos, dos jovens trabalhadores e trabalhadores licenciados, do alcance do Salário Mínimo Nacional. À condição frágil de décadas consecutivas, acentuou-se o agravamento e o empobrecimento da sociedade Portuguesa.

Os tempos de confraternização familiar, mesmo limitados, vão ser de enormes dificuldades e privações. Quem por cegueira ocultar esta desumana realidade está a contribuir para um regime cada vez mais desigual e cruel.

A cada um de nós, dentro do que for tangível, que seja possível manter a magia desta tradição, sobretudo na distribuição de afetos aos milhões de cidadãos esquecidos e marginalizados ao longo de todo o ano, que os respeitemos durante todos os dias do calendário.

A tradição diz que o bacalhau deve chegar à mesa cozido. Porém, deixo a sugestão de uma receita de conforto, fácil, simples, económica, saborosa, alegre e triunfante.

“Bacalhau com Cogumelos”

Preparar 4 postas de bacalhau com 250gr cada, demolhado, retirar o mais possível de espinhas. Numa panela com água, temperada de sal e fio de azeite, adicionar e cozer 10 batatas médias descascadas cortadas em rodelas grossas. Numa penela com água fervente, introduzir 400gr de folhas de nabiças, durante uns 10 minutos. Escorrer, espremer de água e saltear numa frigideira com 5 colheres de sopa de azeite e 3 dentes de alho picadinho. Numa frigideira com 2 colheres de azeite adicionar 400gr de cogumelos cortados aos quartos e saltear com folhinhas de orégãos e 2 dentes de alho esmagados, sal e pimenta qb. Deixar confecionar até que a água dos cogumelos, desapareça. Num tabuleiro de ir ao forno, dispor as batatas, as nabiças e os cogumelos. Por cima distribuir as postas de bacalhau, levar ao forno aquecido durante 40 minutos a 180º.

Bom apetite!

Um abraço gastronómico.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?