BOAS FESTAS…

por Mário Moreira

Com a chegada do Inverno, o tempo passa depressa, os dias ficam mais curtos, as noites instalam-se mais cedo, a magia do mês de Dezembro e do natal aproximam-se, transportam sabores muitos aconchegantes, sabores com lembranças da nossa infância.

Apetece-me citar, Virgílio Ferreira: “O tempo que passa não passa depressa, o que passa depressa é o tempo que passou.”

Nostalgias à parte, o melhor é aproveitar todas as desculpas possíveis para tirar partido de momentos bem passados, vivenciando experiências familiares, enquanto se pode. Este ano estamos muito condiciondos com a batalha contra o coronavírus, a batalha cada vez mais escassa dos direitos, com salários subtraidos, com orçamentos ano após ano cada vez mais frágeis aos olhos e à bolsa dos mais vulnaráveis, aos descamisados, aos esquecidos de sempre.

Não obstante às dificuldades em adotar estilos de vida ativos, associados a uma alimentação saúdavel, devido a pensões que não chegam a ser migalhas, com salários inferiores a salário minimo que não dá para pagar as despesas de casa, ficam cada vez mais longe as opções de escolha de alimentos que nos façam fortalecer o sistema imunitário, protegendo-nos contra as maleitas da vida e às falsas ilusões que nos querem impingir.

Comer saudável, é uma excelente forma de combater o vírus!

“Suflê de Bacalhau com alho Francês”

Levar ao lume um tacho, com 3 colheres de azeite, refogar ½ alho francês em meias luas, 2 dentes de alho picadinhos, deixar dourar. Adicionar 400gr de bacalhau demolhado e limpo de espinhas, cortados em pedacinhos. Refogar durante 5 minutos, adicionar 2 colheres de sopa de salsa picadinha.Temperar de sal, noz moscada e pimenta,qb.Envolver bem. Num tacho ao lume, com 3 colheres de manteiga derretida, adicionar 3 colheres de farinha, mexer em lume brando até abserver toda a gordura, adicionar 1 chávena de leite morno e mexer até ficar num creme consistente, sem gromos. Retirar do lume, adicionar ao creme 5 gemas batidas e mexer bem. Levar de novo ao lume até borbulhar sem deixar ferver, adicionar 1 colher de queijo ralado, envolver bem. Bater as 5 claras até que fiquem bem firmes.  Juntar os dois preparados e delicadamente verter as claras. Untar as forminhas com manteiga, despejar até 2/3 das tacinhas, colocar num tabuleiro de ir ao forno aquecido a 180º e deixar cozer durante 35 minutos.

Não abrir o forno enquanto não arrefecer, se o fizer, o suflê desce.

Bom apetite!

Um abraço gastronómico.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?