BOAS FESTAS…
por Mário Moreira Com a chegada do Inverno, o tempo passa […]

por Mário Moreira
Com a chegada do Inverno, o tempo passa depressa, os dias ficam mais curtos, as noites instalam-se mais cedo, a magia do mês de Dezembro e do natal aproximam-se, transportam sabores muitos aconchegantes, sabores com lembranças da nossa infância.
Apetece-me citar, Virgílio Ferreira: “O tempo que passa não passa depressa, o que passa depressa é o tempo que passou.”
Nostalgias à parte, o melhor é aproveitar todas as desculpas possíveis para tirar partido de momentos bem passados, vivenciando experiências familiares, enquanto se pode. Este ano estamos muito condiciondos com a batalha contra o coronavírus, a batalha cada vez mais escassa dos direitos, com salários subtraidos, com orçamentos ano após ano cada vez mais frágeis aos olhos e à bolsa dos mais vulnaráveis, aos descamisados, aos esquecidos de sempre.
Não obstante às dificuldades em adotar estilos de vida ativos, associados a uma alimentação saúdavel, devido a pensões que não chegam a ser migalhas, com salários inferiores a salário minimo que não dá para pagar as despesas de casa, ficam cada vez mais longe as opções de escolha de alimentos que nos façam fortalecer o sistema imunitário, protegendo-nos contra as maleitas da vida e às falsas ilusões que nos querem impingir.
Comer saudável, é uma excelente forma de combater o vírus!
“Suflê de Bacalhau com alho Francês”
Levar ao lume um tacho, com 3 colheres de azeite, refogar ½ alho francês em meias luas, 2 dentes de alho picadinhos, deixar dourar. Adicionar 400gr de bacalhau demolhado e limpo de espinhas, cortados em pedacinhos. Refogar durante 5 minutos, adicionar 2 colheres de sopa de salsa picadinha.Temperar de sal, noz moscada e pimenta,qb.Envolver bem. Num tacho ao lume, com 3 colheres de manteiga derretida, adicionar 3 colheres de farinha, mexer em lume brando até abserver toda a gordura, adicionar 1 chávena de leite morno e mexer até ficar num creme consistente, sem gromos. Retirar do lume, adicionar ao creme 5 gemas batidas e mexer bem. Levar de novo ao lume até borbulhar sem deixar ferver, adicionar 1 colher de queijo ralado, envolver bem. Bater as 5 claras até que fiquem bem firmes. Juntar os dois preparados e delicadamente verter as claras. Untar as forminhas com manteiga, despejar até 2/3 das tacinhas, colocar num tabuleiro de ir ao forno aquecido a 180º e deixar cozer durante 35 minutos.
Não abrir o forno enquanto não arrefecer, se o fizer, o suflê desce.
Bom apetite!
Um abraço gastronómico.
Partilhar
PUBLICIDADE
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 30, 2023
Este sábado, 30 de setembro, a partir das 21h30 no Grande Auditório Francisca Abreu, do Centro Cultural Vila Flor, o Orfeão da Coelima apresenta o 44º Concerto de Homenagem Póstuma a Albano Martins Coelho Lima.
Setembro 30, 2023
Tal como havia anunciado, a Câmara Municipal de Guimarães vai dedicar o mês de outubro ao debate sobre o estado e os desafios da economia vimaranense. O município quer "identificar e discutir os principais desafios da região, com vista à apresentação de soluções e boas-práticas".
Setembro 30, 2023
O lançamento da terceira edição da revista realizou-se nesta sexta-feira, dia 29 de setembro, no jardim da Fraterna.