por Mário Moreira
Sabe tão bem, o que se possa comer à mão, nas sombras das latadas, no recato da montanha, à beira mar , num picnic, ao luar…sem horas marcadas, sem preocupações.
Apetece-me citar Virgílio Ferreira; “O tempo que passa não passa depressa. O que passa depressa é o tempo que passou”.
O tempo passa tão depressa que não damos conta. Nestes dias longos e maravilhosos, de inspiração, de recordações, de liberdade, mas também de imposições e recolhimentos prudentes, não faltam as mais variadas oportunidades de interesse cultural e lazer, que nos enriquece, confere-nos energias, a vontade e a coragem para enfrentar os dias mais cinzentos, numa vontade inquebrantável de viver.
O melhor mesmo é aproveitar todas as desculpas para desfrutar de momentos bem passados, entre família e amigos, recheando os dias com boas lembranças e memórias positivas.
A tentações da grelha são um atrativo difícil de superar. Devido às intenças temperaturas, o sensato será mesmo escolher o melhor período para o fazer.
“Bifes de Espadarte com Molho Holandês “simplificado”
Temperar 4 bifes de 250gr cada, com sumo de limão, sal grosso e pimenta moída. Deixar que a grelha fique bem quente, colocar o peixe e grelhar de ambos os lados. Aproveitar o calor da grelha para ajudar a derreter 200gr de manteiga, coar as impurezas. À parte numa taça bater 3 gemas de ovos, até que se alterem de cor. Juntar a manteiga derretida, pimenta móida, sal a gosto e sumo de meio limão. Envolver bem. Servir com batatinhas cozidas.
Bom apetite!
Um abraço gastronómico.