DO PASTO AO PRATO COM A “VITELA À MODA DE FAFE”, NINGUÉM FANFE!
por Mário Moreira A coroa de glória da gastronomia fafense A [...]

por Mário Moreira
A coroa de glória da gastronomia fafense
A realização do “VI Festival Gastronómico da Vitela assada à moda de Fafe”, levou à praça das Comunidades, muitos milhares de pessoas, desafio, que nem a incomodativa e copiosa chuva conseguiu ofuscar mais um grandioso evento com enorme sucesso.
Com foros de antiguidade, este famoso prato regional, não é apenas ícnone da gastronomia fafense, apreciada em todo o continente nacional e em todos os países da diáspora portuguesa espalhada pelos quatro cantos do planeta. É confecionada em todo o país, mas é em Fafe que atinge a sua maior expressão e notoriedade.
O concelho de Fafe, além das provas de raly, da polémica “justiça” à sua moda, é também conhecida pela saborosa e suculenta vitela assada, cantada e enaltecida por poetas, cantores e escritores…É em Fafe, onde se realiza um importante evento “Terra Justa – Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade”.
A qualidade da sua carne, a base do manjar tradicional, determina a excelência deste prato. A vitela de Fafe, gado autótene de raça barrosã, a mais emblemática do minho é criada em pastos verdes e lameiros, locais de eleição onde a natureza guarda segredos ancestrais.
A criação da Confraria da vitela aasada à moda de Fafe, nasce com o objetivo supremo pela defesa, preservação e valorização, uma iguaria de prestígio, na dignificação e distinção de um receituário local próprio que possa conduzir à sua justa e almejada certificação.
Há dezenas de anos que muitos restaurantes confecionam a receita com eterna dedicação e carinho numa justa homenahgem ao primeiro restaurante “Zé da Menina”, onde tudo começou.
Confesso, participei em muitos eventos deste tipo, de norte a sul do país, nenhum com a eficiência e rapidez de serviço e atendimento, sem perder o brilho e qualidade. Dos vários restaurantes presentes, comi no Desigual, restaurante com casa aberta em Arões. Enalteço, justamente, tais qualidades pela forma disponível e profissional, ao longo de todo o evento. O Desigual, pautou-se numa fasquia de qualidade invulgar. Merece a minha estima e consideração, convido a uma visita ao seu espaço.
“Vitela Assada à Moda de Fafe”
Temperar 1,5kg de vitela mendinha, com vinho branco, 6 dentes de alhos esmagados, folha de louro, 4 cebolas aos gomos, salsa, azeite, pimenta, sal, qb. Fica a marinar de um dia para o outro. Levar a vitela a assar numa pingadeira, em forno de lenha, virar diversas vezes, regar com o molho, até ficar completamente macia. Na parte final juntar as batatinhas. Acompanha com arroz branco e grelos salteados.
Bom apetite.
Um abraço gastronómico.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 8, 2025
O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito nesta quinta-feira como o novo Papa da Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIV.
Maio 8, 2025
O Conclave já decidiu, tocam os sinos no Vaticano, num [...]
Maio 8, 2025
As sessões decorrem no Auditório da Escola Secundária Francisco de Holanda, entre as 19h00 e as 20h30, e têm como objetivo esclarecer trabalhadores e empregadores sobre os seus direitos e deveres no contexto laboral.