É DE PEQUENINO QUE SE TORCE O PEPINO

por Mário Moreira

É um dos elementos afrodisíacos capaz de aumentar a intensidade das sensações atravez de uma boa cirulação do sangue

Quem cultiva pepinos tem a necessidade de lhes melhorar o formato. Quando crescem, nascem-lhes uns “olhinhos”, são retirados para que se desenvolvam. Se não lhes fizer esta poda, não crescem da melhor forma, criam uma rama sem valor que os prejudica no seu desenvolvimento e ganham um gosto muito desagradável. Deste modo, como é necessário dar a melhor forma aos pepinos também é preciso moldar o caráter das crianças o mais cedo possível. Muitos cidadãos, infelizmente, ficam com os “olhinhos” no cérebro, para toda a vida…

O pepino é um excelente diurético, pouco calórico, melhora a retenção de líquidos, é inseparável de uma boa salada de verão.  Temos pepinos durante todo o ano, como fruto de estufa, mas a sua temporada é de Junho a Setembro, sendo que, o mais aromático e saboroso é cultivado ao ar livre.

Ao comprar, escolha-os compactos, sem pontos moles e de pele brilhante e muito verde. Os pepinos tardios podem ter a pele amarela, significa que amudureceram muito rápido, mas que mantêm todas as suas qualidades.

No caso de não usar um pepino completo, tape-lhe a superfície cortada com película aderente e guarde-o no frio.

Descasque o pepino e passe-o por água. Se descascar o pepino antes de o provar as substâncas amargas podem espalha-se por todo o fruto. Por esta razão é melhor provar, eliminar até onde lhe parecer que se encontra amargo.

Os pepinos da horta cortam-se ao meio no sentido do comprimento, tiram-se as pevides mais grossas com a ajuda de uma colher e podem ser recheados.

Estes pepinos de textura tenra descansam-se ligeiramente de forma intercalar tornando-os mais atrativos.

O pepino é um fruto muito rico em fibras, proteínas, hidratos de carbono, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro e iodo, ingredientes, imprescíndiveis à saúde.

Os pepinos prestam-se a vários tipos de aplicações na beleza e na gastronomia. Para fazer uma boa máscara que ajude a minimizar olheiras ou noite mal dormida, efetuar uma mistura com ½ pepino, 4 folhas de hortelã e 100 ml de água e triturar. Aplicar o creme na cara durante uns minutos, ficará com uma sensação refrescante e hidratante.

Enroladinhos de pepino com Salmão”

Triturar uma colher de sobremesa de funcho, uma embalagem de salmão fumado, 150gr de queijo mascarpone, sal e pimenta qb. Com um descascador cortar no sentido do comprimento as fatias do pepino, colocar o creme e enrolar…uma bela e colorida entrada quanto simples e fácil de fazer.

Bom apetite.

Um abraço gastronómico.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?