EM ÉPOCA DE CAÇA A LEBRE E O COELHO BRAVOS SÃO CARNES MAGRAS MUITO SAUDÁVEIS E LONGE VÃO OS TEMPOS EM QUE O HOMEM TINHA DE CAÇAR PARA ASSEGURAR A SUA SOBREVIVÊNCIA

por Mário Moreira A Lebre e o Coelho bravos são carnes […]

lebre de bruxa copy

por Mário Moreira

A Lebre e o Coelho bravos são carnes magras muito saudáveis, longe vão os tempos em que o homem tinha de caçar para assegurar a sua sobrevivência.

A caça está devidamente regulamentada em lei para evitar mortandades, restrita a algumas épocas do ano e a locais especificos.  Atualmente, existem zonas demarcadas e protegidas onde as espécies se reproduzem e crescem de uma forma livre e selvagem assegurando, deste modo, a manutenção das suas caracteristicas.

Há um crescente interesse pelo consumo de animais de caça; o coelho e a lebre são bem o exemplo disso. Os seus sabores eram apenas acessíveis aos caçadores ou àqueles com quem privavam, hoje, é possível encontrá-los à venda em locais próprios, nos mercados e na forma de congelados.

Estes dois animais têm caracteristicas únicas; contêm pouca gordura, um valor muito baixo de colesterol, são carnes magras, muito saudáveis, apresentam um sabor intenso, diferente dos animais domesticados, alimentam-se de enorme variadade de plantas que se reflete na composição da sua carne. Pelo facto de andarem em liberdade,  o seu esforço fisico, confere à sua massa muscular uma invulgar e natural dureza.

A estas caracteristicas transmitidas á sua carne, sem sabore e insípida,  a cozinha tem um papel importante que facilmente é ultrapassado atraves de processos simples como as marinadas antes da sua confeção, onde o imginário e a criatividade, são importantes, desde; as ervas aromáticas, especiarias, legumes, vinho, vinagre, iogurte ou leite. O resultado final é fabuloso, as carnes absorvem estes temperos,  ajudam-nas a amaciar, não obstante estas preocupações, há uma que tem de se ter em linha de conta, o tempo de confeção é sempre superior aos dos animais de craição. Um animal se for jovem, fica melhor assado, se mais velho, seguramente, ficará mais tenrinho e saboroso,  guisado.

Há uns 20 anos no centro hípico da Penha no restaurante Picadeiro, referência  gastronómica da cidade berço, uma das nossas especialidades era a caça. Tive a honra de servir figuras ilustres vimaranenses, e não só, que por lá passaram.

Sugiro um clássico da gastronomia portuguesa;

“Lebre à Caçador acompanhado com arroz de carqueja”

Refogar no azeite, a banha o toucinho, duas cebolas e 4 dentes de alho picados. Efetuar uma “boneca de cheiros”, tomilho, louro, salsa, alecrim. Adicionar 3 copos de vinto tinto de qualidade, os bocados da lebre, confecionar em lume brando durante uma hora. Retificar de sal e pimenta. Adicionar a mistura do sangue no vinagre e deixar ferver mais 10 minutos. Acompanhar com batata rústica ou arroz de carqueja.

Bom apetite.

Votos de um novo ano recheado das melhores opções saudáveis.

Um abraço gastronómico.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES