ENTREGA DOS PRÉMIOS AOS VENCEDORES DO “1º FESTIVAL DE GASTRONOMIA DE CALDAS DAS TAIPAS”

por Mário Moreira Entrega dos prémios aos vencedores do  “1º Festival de […]

20190608_203644

por Mário Moreira

Entrega dos prémios aos vencedores do  “1º Festival de Gastronomia de Caldas das Taipas”

Realizou-se no dia 11 de Julho na sede da Junta de Freguesia de Caldas das Taipas a cerimónia de entrega dos prémios aos 7 restaurantes aderentes no evento, em resultado da discução e decisão unânime dos membros do júri.

A realização desta iniciativa teve o mérito de todos quantos se envolveram pelas múltiplas formas pela obtenção do seu sucesso. Queremos mais. Esta iniciativa enquadra-se num contexto onde o património natural, cultural e histórico; a gastronomia, assume de facto, a sua principal matéria prima.

Confecionar, servir, estar à mesa, é um ato de partilha, de cultura e confraternização, numa exaltação aos saberes e sabores milenares, um dos mais importantes pilares que nos define como povo; a gastronomia.

A semente foi lançada e em boa hora. Há ajustamentos a corrigir. A imaginação e criatividade são ingredientes de um processo de aprendizagem e crescimento saudável que começa a germinar.

O balanço é francamente positivo. Estamos a trabalhar para que o evento se torne mais atrativo. Caldas das Taipas tem os condimentos necessários para se tornar um local de culto na preservação e defesa da gastronomia.

O cardápio da distribuição dos prémios:

  • Melhor Restaurante – Príncipe Parque/Taberna das Taipas.
  • Melhor Chef – Pedro Lopes, Restaurante Alameda Park.
  • Melhor Empregado de Mesa – Bruno Machado, Restaurante Fertuzinhos.
  • Melhor Entrada – “Papas de Sarrabulho”, Restaurante S. Pedro.
  • Melhor Prato – “Salada Russa com Mariscos”, Restaurante Príncipe Parque e “Vitelinha Especial”, Restaurante Diplomata.
  • Melhor Sobremesa – “Doce da Casa”, Snak-Bar Restaurante Tapiara

Além da grelha de avalição do concurso, nesta cerimónia, foram divulgados com detalhe, os pormenores relativos a cada prémio, que coube da decisão do júri, não se verificando qualquer tipo de discordância.

Parabéns a todos! O 2º Festival, já mexe!

Salada Russa com Mariscos”

Numa panela com água a ferver, temperada com sal e fio de azeite, cozem-se; batatas, cenouras, ervilhas, ovos. Coar, limpar e cortar os ovos em gomos. Envolver na maionese e adicionar salsa picada. Efetuar um molho com mateiga derretida, alho triturado e sumo de limão. Escalar ao meio e grelhar o camarão tigre salpicado de sal e piri-piri. Cozer os mexilhões e o camarão em água temperada de sal, alho esmagado e piri-piri.

Numa travessa de serviço, dispor folhas de alface, como ingrediente decorativo, a salada de legumes, os mariscos em cima, dispor os gomos de ovos em volta e decorar com folhinhas de coentros e salsa.

Bom apetite.

Um abraço gastronómico.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES