ENTREGA DOS PRÉMIOS AOS VENCEDORES DO “1º FESTIVAL DE GASTRONOMIA DE CALDAS DAS TAIPAS”

por Mário Moreira

Entrega dos prémios aos vencedores do  “1º Festival de Gastronomia de Caldas das Taipas”

Realizou-se no dia 11 de Julho na sede da Junta de Freguesia de Caldas das Taipas a cerimónia de entrega dos prémios aos 7 restaurantes aderentes no evento, em resultado da discução e decisão unânime dos membros do júri.

A realização desta iniciativa teve o mérito de todos quantos se envolveram pelas múltiplas formas pela obtenção do seu sucesso. Queremos mais. Esta iniciativa enquadra-se num contexto onde o património natural, cultural e histórico; a gastronomia, assume de facto, a sua principal matéria prima.

Confecionar, servir, estar à mesa, é um ato de partilha, de cultura e confraternização, numa exaltação aos saberes e sabores milenares, um dos mais importantes pilares que nos define como povo; a gastronomia.

A semente foi lançada e em boa hora. Há ajustamentos a corrigir. A imaginação e criatividade são ingredientes de um processo de aprendizagem e crescimento saudável que começa a germinar.

O balanço é francamente positivo. Estamos a trabalhar para que o evento se torne mais atrativo. Caldas das Taipas tem os condimentos necessários para se tornar um local de culto na preservação e defesa da gastronomia.

O cardápio da distribuição dos prémios:

  • Melhor Restaurante – Príncipe Parque/Taberna das Taipas.
  • Melhor Chef – Pedro Lopes, Restaurante Alameda Park.
  • Melhor Empregado de Mesa – Bruno Machado, Restaurante Fertuzinhos.
  • Melhor Entrada – “Papas de Sarrabulho”, Restaurante S. Pedro.
  • Melhor Prato – “Salada Russa com Mariscos”, Restaurante Príncipe Parque e “Vitelinha Especial”, Restaurante Diplomata.
  • Melhor Sobremesa – “Doce da Casa”, Snak-Bar Restaurante Tapiara

Além da grelha de avalição do concurso, nesta cerimónia, foram divulgados com detalhe, os pormenores relativos a cada prémio, que coube da decisão do júri, não se verificando qualquer tipo de discordância.

Parabéns a todos! O 2º Festival, já mexe!

Salada Russa com Mariscos”

Numa panela com água a ferver, temperada com sal e fio de azeite, cozem-se; batatas, cenouras, ervilhas, ovos. Coar, limpar e cortar os ovos em gomos. Envolver na maionese e adicionar salsa picada. Efetuar um molho com mateiga derretida, alho triturado e sumo de limão. Escalar ao meio e grelhar o camarão tigre salpicado de sal e piri-piri. Cozer os mexilhões e o camarão em água temperada de sal, alho esmagado e piri-piri.

Numa travessa de serviço, dispor folhas de alface, como ingrediente decorativo, a salada de legumes, os mariscos em cima, dispor os gomos de ovos em volta e decorar com folhinhas de coentros e salsa.

Bom apetite.

Um abraço gastronómico.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?