Ervas aromáticas – Os coentros

por Mário Moreira

Os coentros foram introduzidos em Portugal pelos romanos para a conservação de carnes. Efetuavam uma pasta com cominhos e vinagre, esfregavam estes ingredientes para dar sabor e ajudar à conservação de carnes. Os coentros são determinantes, na Cozinha Tradicional Portuguesa, sobretudo, nas regiões mais a sul, designadamente, na confeção de açordas, pratos de peixe, bacalhau…

Há uma linha que divide o seu peculiar perfume, intenso, penetrante, exótico, atraente e fresco, dos seus fãs defensores e os que odeiam esta aromática. Não existe meio termo. As suas folhas de recorte desenhado, confundem-se com a salsa, mas ao mais leve toque, exála um aroma inconfundível.

Recomendo, uma combinação de coentros picados, ou levemente esmagados com alho, em sopas frias, pratos de saladas, saladas de alface, saladas de batata cozida, ovos cozidos…uma maionese de coentros, em molho branco ou bechamel para acompanhar peixe…são uma delícia.

Experimente, uma pasta de coentros, com gengibre fresco, dente de alho e tomate seco, sobre pão torrado…As folhinhas podem ser usadas em estufados, açordas, arroz de marisco, arroz de tamboril, arroz de gambas…

Se os coentros foram mencionados nos papiros egípcios, se os romanos o consideravam a base na conservação de carne, já os chineses acreditavam que ao ingerir as suas folhas conferia a imortalidade. No século XVIII, no período do romantismo, esta aromática, fazia parte da receitas dos elixires do amor.

Quem comesse coentros ficava com “poderes”, o poder de alongar a vida, esta magia progetava-se nos jogos de sedução e do amor…

Temos de voltar a comer coentros.

Lombos de Bacalhau fresco em Coentros

Temperar 4 lombos de bacalhau com sal, pimenta, 2 dentes de alho esmagado e sumo de ½ limão. Levar ao lume uma frigideira com 2 colheres de sopa de manteiga. Introduzir o bacalhau até corar de ambos os lados.  Adicionar uma colher de sobremesa de farinha diluida em água, verter na frigideira. Retificar os temperos. Tapar e deixar confecionar durante alguns minutos com 2 colheres de sopa de  coentros picados. Agitar a frigideira de vez em quando.

Acompanhar com um salteado de ervilhas de quebrar em azeite, sal e alhos esmagados.

Bom apetite!

Um abraço gastronómico.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?