“ESPARGUETE COM MOLHO DE TOMATE”

por Mário Moreira

Quarentena à Mesa

“Esparguete com molho de tomate”

400gr de esparguete, 400gr de tomates maduros, 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 cenoura, 4 colheres de queijo ralado parmesão, 4 colheres de polpa de tomate, 4 colheres de sopa de azeite, 8 azeitonas descaroçadas, folhinhas de mangericão, azeite, sal, pimenta.

Receita com porções e ingredientes para 4 pessoas.

Para 400gr de massa, fervem-se 4l de água. Adicionam-se; 1 colher de sobremesa de sal, 1 colher de sopa de óleo, para impedir que a massa se pegue enquanto coze. O esparguete introduz-se aos poucos de maneira a cair na água fervente de forma intensa. Mexe-se com a ajuda de utensílio de cozinha. Vai-se provando a sua textura. Não deve ficar dura, não deve ficar com sabor a farinha, nem ficar demasiado cozida. Escorrer e reservar 4 colheres de sopa da água da cozedura.

Efetuar um puxado com 4 colheres de sopa de azeite, a cebola e o dente de alho picados, a cenoura em rodelas finas e deixar caramelizar. Adicionar o tomate sem as grainhas, em pequenos cubinhos, aproveitando todo o seu sumo. Adicionar a água reservada da cozedura e as folhinhas de manjericão. Deixar ferver em lume brando até que fique reduzido, num creme. Temperar de sal e pimenta. Passar este creme por um passador.

Com a ajuda de utensilio adequado, colocar uma porção de esparguete em cada prato, o molho de tomate a gosto. O queijo pode colocar-se em cima ou em recipiente separado. Decorar com folhinhas de mangericão e azeitonas.

Bom apetite!

Um abraço gastronómico.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?