GRATINADOS

por Mário Moreira

Gratinados fáceis, receitas simples de fazer, ainda mais fáceis de comer, em misturas quentes de sabores, constituiem refeições perfeitas para os tempos de frio

Pelas suas caracteristicas próprias, diversidade e riqueza de ingredientes, os gratinados são uma refeição ideal para grandes almoços ou jantares, onde a família está reunida, como podem ser para uma simples entrada ou sobremesa.

É uma excelente opção pelo seu baixo custo, muito práticos, quentes, muitos saborosos, têm a vantagem serem preparados com alguma antecedência e aquecer momentos antes da refeição, mantendo deste modo, intactas todas as suas caracteristicas e qualidades.

Há hábitos de efetuar este tipo de refeição e guardar no congelador para ser servido mais tarde, numa clara ação de aproveitamento ou gestão das existências, num dia em que o tempo é escasso ou há pouca paciência para gastar na cozinha.

Uma das formas mais comuns de confecionar em caçarola, o pirex ou em tabuleiro numa viagem ao forno com o seu acabamento a terminar com; queijo, pão ralado, molho bechamel, ovos batidos, maionese…

Esta operação a desenvolver-se no forno permite a quem está a comandar os destinos da cozinha de organizar melhor as tarefas ao ponto de efetuar outras e acabar tudo em simultâneo. Na sua confeção podem utilizar-se; carnes, peixes ou mariscos, todo o tipo de legumes e até frutas. A imaginação e criatividade de cada um pode conferir a combinação de sabores e texturas de forma ilimitada.

Porém, há alguns aspetos técnicos que se deve ter em conta; a caçarola ou tabuleiro têm a vantagem de manter todos os sucos aproveitando-se ao máximo todos os sabores e qualidades naturais das matérias-primas envolvidas.

É muito dificil de disfarçar um mau ingrediente num gratinado, ou seja, não se pode inventar um bom gratinado com ingredientes em mau estado ou de fraca qualidade. Ficarão mais atraentes se lhes adicionarmos os ingredientes mencionados, surgirão como uma capa protetora impedindo que os sabores desapareçam.

Legumes gratinados


Numa frigideira com 100gr de manteiga refogar; uma cebola picada, um alho francês em rodelas lavado e escorrido, 2 dentes de alho esmagados, rodelas finas de 1 cenoura, palitos finos de 1 curgete, 50gr de brócolos picados, pedacinhos de 1 folha de couve lombarda, 1 tomate em cubinhos, 1 batata média raspada, sal e pimenta qb.  À parte saltear 100gr de cogumelos em azeite, alho picado, sal, pimenta, folhinhas de tomilho e envolver nos restantes legumes. Deixar confecionar uns 10 minutos. Despejar em recipiente de ir ao forno, cobrir discretamente com maionese e polvilhar queijo ralado. Levar ao forno até ficar bem cozido e tostar o queijo.

Bom apetite.

Um abraço gastronómico.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?