LOMBO RECHEADO ACOMPANHADO COM PURÉ DE CASTANHAS
Novembro, o mês da festa das castanhas

por Mário Moreira
Novembro, o mês da festa das castanhas.
As castanhas são utilizadas na alimentação humana há muitos séculos, demonstrando-se muito valiosas para ambas as classes, até à chegada da batata. No entanto e com a sua vulgarização, no passar do tempo, foram perdendo popularidade e graciosidade.
Estas, têm múltiplas aplicações no uso gastronómico, designadamente, um delicioso puré para acompanhamento de diversas iguarias. São muito apreciadas por ocasião do S. Martinho, acompanhadas de água pé ou jeropiga e devem ser bem mastigadas, ou bem cozidas pois melhora no processo digestivo. Porventura, a sua farinha, pode misturar-se na massa na preparação de doçaria.
As castanhas são muito ricas em gorduras, por isso não são recomendadas em doses excessivas, pelo seu elevado valor calórico, apesar de constituírem vários benefícios para a saúde dos hipertensos, idosos, portadores de colesterol e alzheimer.
São ricas em fontes de minerais, vitaminas e fibras, além de que, são excelentes opções para refeições rápidas, sem grandes experiências ou preparo prévio.
Nos dias 14 a 29 de novembro, a mui nobre e medieval vila de Marvão estará vestida a rigor e engalanada, determinada para receber muitos milhares de visitantes, nesta “Quinzena Gastronómica”, dedicada ao fruto da época. É um dos mais importantes e genuínos eventos do género em todo o país. Marvão realiza, também, nos dias 14 e 15, uma mostra de produtos regionais, no seu centro histórico, onde decorrerão quatro mega magustos e consumidas mais de cinco toneladas de castanha e, vinho a rodos.
Lombo recheado numa simbiose de sabores e texturas, acompanhado com
puré de castanhas
Preparação, ingredientes e forma de confeção, para 4 pessoas
Cortar o lombo de 1 kg no sentido do comprimento (1) da esquerda para a direita e depois no sentido inverso, por forma a ficar um retângulo bem espalmado. Esfregar a carne com 100 gr banha de porco e alhos esmagados. Untar ainda, com 50 gr de pimentão e temperar com sal e pimenta q.b. Laminar um alho francês, cozer, escorrer e distribuir por cima dos restantes ingredientes e por último, adicionar uma generosa porção de 200 gr de castanhas cozidas e bem esmagadas junto da carne. Envolver as partes do lombo, atando (2) com um fio de cozinha e de seguida, untar a sua parte exterior com um pouco de banha. Posteriormente, colocar na pingadeira e levar ao forno por cerca de 1 hora a 200ª C. Para fazer o puré, leve ao lume 500 gr de castanhas descascadas com uma haste de aipo e temperar com sal e pimenta a gosto. Depois de bem cozidas e escorridas, passar no passe-vite, adicionar também, 50 gr de manteiga, 2 gemas, 2,5 dl de leite e colocar de novo, ao lume para ficar bem homogéneo e consistente.
Ao cortar o lombo vão surgir um conjunto de cores e sabores, então preencha com uma porção de puré e decore com uma haste de alecrim.
NOTA: 1 e 2 são técnicas que um dia num local de uma cozinha da cidade iremos experimentar.
Não se esqueçam de tomar nota das dúvidas.
Bom apetite.
Um abraço gastronómico,
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 1, 2025
Hugo Soares, cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) pelo círculo de Braga, iniciou esta quarta-feira a sua pré-campanha com uma visita à Unidade de Saúde Familiar (USF) de Moreira de Cónegos, em Guimarães.
Maio 1, 2025
Paulo Lopes Silva, candidato a deputado pelo Partido Socialista às legislativas de 18 de maio, criticou duramente o PSD por, segundo ele, "elogiar obras realizadas por governos socialistas que apenas inauguraram", numa reação à visita de candidatos sociais-democratas ao Centro de Saúde de Moreira de Cónegos, realizada nesta quarta-feira, 30 de abril.
Maio 1, 2025
Na estreia em torneios Challenger, os jovens Gonçalo Castro (16 anos) e Salvador Monteiro (17 anos) esbarraram na experiência dos alemães Mark Wallner e Jakob Schnaitter (top 60 da variante) e perderam pelos parciais de 6-3 e 6-1.