O arroz é um alimento natural

por Mário Moreira

Pouco importa quais sãos as suas origens. É um herói resistente de incontáveis lendas, ídolo de ancestrais tradições.

Sendo um alimento natural, o arroz, não sofre a ação de corantes ou de agentes químicos e não se combina com nenhum aditivo alimentar.

As vantagens do arroz ligam-se às facilidades de conservação e à sua utilização simples e rápida. Combina muito bem com todos os alimentos e, sobretudo, absorve todos os sabores. O arroz pelo seu grande valor nutricional e pelas variedades à nossa disposição, constítui um dos principais alimentos da população mundial. Satisfaz os apetites mais exigentes como os mais delicados, permite ser confecionado de diversos modos, desde a receita mais simples à mais complexa, é imprescindível em qualquer cozinha.

É um produto versátil, tem múltiplas virtudes, entre elas a de se ligar bem com todo o tipo de ingredientes, daí a sua diversidade de receitas realizadas em cada país, sempre com o arroz como base, adicionando hortaliças, legumes, ovos, peixe, marisco, carne e aves.

“Arroz de Tomate”

Descascar 1 cebola, 2 dentes de alho, picar bem fino, levar ao lume a refogar num tacho com 5 colheres de azeite, 2 de manteiga, até que os ingredientes fiquem dourados. Refrescar com 5 colheres de vinho branco e deixar ferver durante 5 minutos. Retirar a pele e as sementes a 5 tomates carnudos bem maduros e cortar em pequenos cubinhos, juntar ao refogado, adicionar 1 folha de louro, deixar confecionar até que o tomate se desfaça. Verter ao preparado água fervente, temperar de sal. Logo que levante fervura adiconar 250gr de arroz bem lavado e escorrido, envolver bem. Tapar o tacho, reduzir a lume brando e deixar cozinhar durante 12 minutos. Retificar o sal, retirar do lume e verter gotas de sumo limão. Tapar e deixar repousar uns 5 minutos. Com este pitéu dá para servir peixe frito.

Bom apetite!

Um abraço gastronómico.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?