O VERÃO É UM VERDADEIRO HINO À VIDA

por Mário Moreira

           

         O Salmão um convidado especial e muito versátil

Há centenas de anos os noruegueses marinavam o salmão em sal e açúcar ingredientes que determinavam o sucesso da sua conservação durante mais tempo. Após a secagem, temperado e aromatizado com endro, pimenta e sumo de limão para realçar o seu sabor natural.

É um dos aliados perfeitos para uma alimentação saudável e um dos peixes mais populares que inspira cozinheiros de todo o mundo, pela sua cor atrativa, textura, facilidade com que se confeciona e sabor distinto, que o tornam produto de eleição na hora de escolher a ementa. Em Portugal ocupa o topo das preferências nos restaurantes. A sua versatilidade de consumo é um dos pontos fortes; pode comer-se crú, fumado, grelhado, frito, cozido, escalfado, marinado, estufado… imaginação e criatividade sem limite. Pode ser consumido em filetes, postas, aos cubos e em lombos. Foram incontáveis as vezes que preparei “Salmão ao sal”, uma das maneiras mais espetaculares de o confecionar…um desses clientes, foi um “célebre” ministro nortenho das finanças, de triste memória…

Experimente fazer hamburguer para os seus filhos e vai ver que os surpreende pela positiva.

Se o salmão nos presenteia todos os dias como uma excelente opção de alimentação saudável, irá brilhar se o apresentarmos em momentos especiais e festivos.

Para um snak mais exótico, marine fatias finas de salmão em molho de soja, polvilhe com sementes de sésamo e acompanhe com pão torrado barrado com queijo creme e cebolinho picado, delíca! Um pequeno almoço bem especial faça uns ovos mexidos ou escalfados com fatias de salmão fumado. Um petisco de fim de tarde, faça uma salada com cubos de salmão crú e com cubos de abacate e tempere com molho vinagrete.

Qualquer que seja o seu corte, deve ter em atenção ao escolher: a sua pele deve ter uma superfície macia e polida; a sua carne deve ser firme ao toque; liberta um cheiro a fresco e os olhos devem apresentar-se claros e brilhantes.

Se desejar fatias finas, congele ligeiramente o salmão e quando estiver firme pode fatiar mais rápido, mais calibrado e ao seu gosto.

É uma excelente opção para fazer múltiplas receitas leves e refrescantes neste período de intenso calor.


Lombo de Salmão grelhado com legumes mediterrânicos

Numa frigideira com pouca gordura sele o salmão de ambos os lados, temperado de sal, pimenta e sumo de limão. Corte, grelhe ou saltei em azeite e alhos picados, os legumes que tiver à mão; cenouras, courgettes, alho francês, pimentos, ervilhas de quebrar…tempere com sal e pimenta.

Bom apetite! Um abraço gastronómico!

 

Foto: DR

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?