O VERÃO É UM VERDADEIRO HINO À VIDA

por Mário Moreira

        

  

Picnique  –  Natureza, Partilha, Romantismo..         

 

O picnique é um hábito de verão, comum a todas as sociedades, com milhares de anos, significando enorme variedade em pequenas porções, de fácil preparação e transporte.

O verão desperta os sentidos, o ambiente que nos rodeia está inundado de luz, os odores são intensos, a vontade de colorir e mostrar os corpos, é voraz…

O calor leva-nos a procurar as praias e o banho de águas salgadas, os campos, ou a sombra idílica de árvores generosas. O verão favorece a saída dos barcos de pesca resultando em enorme variedade e qualidade que alidado à sua frescura é sempre bem vinda à mesa.

Os churrascos fazem as delícias da família e são sempre motivo para efusivas comezainas. Os peixes e as carnes na brasa são uma tentação. O vermelho do tomate, da melancia e as incontáveis verduras dão uma tonalidade sem igual nas bancas dos mercados e conferem uma generosa frescura de uma satisfação sem igual, nas cozinhas dos restaurantes…

Os frutos estão numa fase de maturação pela proximidade dos raios solares e o calor torna tão apetecível e consumo destas dádivas da natureza em alimentos sumarentos, difícil de resistir.

As silvas cobrem-se de amoras e todos os frutos silvestres estão no seu auge, exaltando inebriantes perfumes. Nada melhor que organizar uma festa de confraternização, em tempo de gozo e lazer, que possamos aproveitar benefícios de uma refeição no seio da natureza. Um cuidado e bem elaborado piquenique pode tornar-se extremamente agradável e inesquecível entre amigos e família.

  Sugestão de ementa para um picnique de verão

Chá frio de hortelã, sangria, pasta de atum, bolinhos de bacalhau, sande de salmão, pataniscas de sardinha, sande de espargos com ovo e frango desfiado e salada de mirtilos com amêndoas e melancia.

 Pataniscas de sardinhas

Escorrer duas latas de sardinhas, limpar de espinhas e fazer em lascas; escorrer e fazer em puré uma lata de grão; picar uma cebola pequena e adiconar as sardinhas e o grão; bater quatro ovos com 50gr de farinha e adicionar ao preparado; temperar com raspa de uma lima, sal e pimenta qb. Envolver muito bem todos os ingredientes e fritar em colheradas até ficarem douradas de ambos os lados.

Bom apetite! Um abraço gastronómico.

 

Foto: DR

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?