O VERÃO É UM VERDADEIRO HINO Á VIDA

por Mário Moreira

“Costa Vicentina, Porto Covo e Choco frito Arrábida, encanto e deslumbramento”

Ninguém fica indiferente à beleza deslumbrante da paisagem em torno da Serra da Arrábida que de forma elegante se enlaça no mar num perfeito contraste com a luminosidade do céu. O Convento e o Portinho da Arrábida enquadram-se num verdadeiro paraíso plantado à beira mar, numa espetacular baía promovida a uma das sete maravilhas naturais de Portugal.

Só percorrendo a costa se consegue viver e sentir a beleza do contacto entre o mar e a terra. A Arrábida deslumbra pela sua atmosfera e beleza bucólica, Porto Covo encanta ao primeiro olhar, onde a presença do betão se faz sentir sem manchar a paisagem. Na aldeia de recorte pombalino, desaparece a serenidade nesta época. O seu crescimento deve-se à construção do complexo industrial de Sines, evoluindo de simples aldeia piscatória para polo de atração turística.

O centro da aldeia já serviu de cenário, a tanta coisa, apinhado de lojas, seduzem os visitantes ao consumo com destaque aos variados locais onde se bebe a soberba imperial, imparável oferta de petiscos onde o difícil é escolher e o choco frito é quem mais ordena.

Depois do usufruto de um belo passeio pela linha nada como uma bela refeição onde a região é pródiga em pratos de peixe; aos grelhados, às cataplanas, às feijoadas de choco e de búzios… O sabor alentejano misturado com o cheiro das rochas e algas do mar, são a porta de entrada a uma refeição, onde se podem comer coisas de outros lugares, como; a sopa de cação, carne porco com ameijoas, saladinhas de ovas, polvo, orelha, chocos…

Porto Covo e Sines há mais de vinte anos recebem um dos mais belos festivais de verão “Músicas do Mundo”, como de todo o mundo são os festivaleiros aderentes.

Esta inesquecível aventura desde o castelo/pousada de Palmela, Setúbal, Arrábida, Sines, S. Torpes, Porto Covo, Lagoas de Santo André, Santiago do Cacém, Vila Nova de Mil Fontes…é um regalo e um verdadeiro encanto de prazer pelo deslumbramento inesquecível que nos oferece num conjunto ímpar de praias e de beleza natural, mas também de cultura, história e gastronomia. Carregar energias é preciso!

    “Feijoada de Choco com coentros”

Demolhar o feijão branco, cozer com um fio de azeite, folha de louro. Efetuar um puxado com cebola e alhos esmagados. Refrescar com vinho branco, deixar reduzir. Adicionar tomate maduro em cubinhos, caldo de peixe, os chocos, deixar ferver.

Bom apetite.

Um abraço gastronómico.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?