O VERÃO É UM VERDADEIRO HINO À VIDA

por Mário Moreira

Uma salada com 10% de inspiração tem 90% na frescura de ingredientes

Não é tradicional servir uma salada como prato principal. Porém, esta opção tem cada vez mais apreciadores. Quando descobrir a facilidade com que pode proporcionar a solução para uma refeição, não vai desejar outra coisa, sobretudo, em períodos muitos quentes onde se deseja ingredientes leves e frescos. Quando chegar a casa com pouco tempo para cozinhar, após um dia de trabalho, efetuar uma boa e colorida salada é uma excelente opção.

Uma combinação de frutas e legumes frescos é tão importante como é a sua ligação com um molho adequado.

O simples ato de abrir uma embalagem de massa ou de arroz, uma lata de feijão ou grão, constitui uma empolgante diversidade de alternativas para saladas.

Estas saladas mais substânciais que podem acompanhar uma refeição ou então servir de prato principal se lhe adicionarmos umas tiras de carne, peixe, frango ou ovos, nada é mais necessário.

Em termos técnicos, estas saladas deveriam designar-se por saladas de frutos e vegetais, visto que muitos dos seus ingredientes utilizados são frutos. Há poucos legumes e frutos que não se enquadram numa composição simples ou elaborada.

O segredo consiste em utilizar ingredientes frescos de qualidade com sabores complementares, texturas sedutoras e cores apelativas.

Quem se recorda  dos grande eventos de outrora onde se combinavam sobremesas de bolo com uma taça de salada de frutas?  Raras são as vezes em que tal acontece e por essa razão faço a sugestão que se ressuscite as receitas que combinam bolo e frutos. Duas ou tres peças de fruta são o sufciente para uma memorável salada de fruta, cujo, principal segredo e sucesso é tirar partido dos produtos fescos de cada estação.

Se deseja controlar as calorias, experimente este molho alternativo à maionese com baixo teor em gorduras e calorias.

Molho de Iogurte; um iogurte natural, 1 colher de sopa de vinagre branco, 1 colher de sopa de sumo de limão,  pimenta e sal a gosto. Misture até ficar num creme homogéneo.

  Salada 3M de Melão, Meloa e Melancia com iogurte de lima

Descascar o melão e a meloa. Retirar as sementes e cortar a polpa em bolas com uma colher apropriado, ou então em cubos. Tirar as pevides da melancia e fazer bolas. Misturar o melão, a meloa e a melancia. Salpicar com sumo de lima. Misturar no iogurte, a raspa e o sumo de lima. Reserve no frio, deve ser servido gelado. Se tiver à mão…adicione uma bola de gelado de limão… Perfeito! Não vai desejar outra coisa, neste verão.

 

Bom apetite! Um abraço gastronómico

 

Foto: DR

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?