Oficina De Cozinha – Unagui

por Mário Moreira

Neste momento calamitoso, temos de nos superar. Com pequenos gestos, fazemos a diferença, distantes, mas sempre unidos. Muitos de nós, deixamos de poder fazer o que mais gostamos.

No meu caso, cozinhar e partilhar com os outros; na Unagui, na Associação de Pensionistas e Idosos de Guimarães, na Brasileira, no jornal Mais Guimarães, a partir de uma plataforma digital, teremos uma excelente forma, de nos aproximar.

Em momentos da minha vida, por diversas razões, as pessoas deixaram de ter condições para o fazer. Há poucas semanas, dediquei um artigo,  “Em casa do Presidente”,  que é bem exemplo disso

Vamos manter a turma de gastronomia da Unagui em sintonia, mantendo laços comuns, partilhando os sabores e saberes da cozinha tradicional portuguesa.

Cozinhar é um ato de amor, de entrega aos outros. É um ato de irreverência e rebeldia. De criatividade. É um ato de terapia bem prazerosa. Faço daqui, da minha cozinha, a cozinha de vossa casa, podendo, altererar formatos.

Apelo às vossas sugestões, aliás, como sempre foi.

De caras com o fogão, com a maior convicção, vamos conseguir em conjunto fazer delícias. A companhia correta na hora certa faz toda a diferença-

A receita ou receitas que envio para a Unagui, turma de gastronomia, que me acompanha, vai para 2 anos, todas as quintas-feiras, são a prova do carinho mútuo que temos uns pelos outros.

Se não conseguirem fazer à primeira vamos à à segunda, Não podemos desistir, tentem de novo, esse é o grande desafio que todos fazemos, todos os dias da nossa vida com ou sem vírus. Podemos falar por telefone ou por skype, às quintas-feiras, das 15h às 15h 30, para tirar dúvidas e matar saudades.

Aprendemos todos, todos os dias. Em conjunto somo mais fortes.

“Pão Integral”



Amassar 550gr de farinha de trigo integral, 150gr de farinha trigo tipo 65, 400ml de água, pitada de sal, 20gr de fermento, 10gr de sal, farinha qb para polvilhar. Colocar todos os ingredientes na batedeira, em velocidade baixa, durante  2 minutos  e 8 minutos em velocidade média. Retirar para um recipiente e deixar repousar durante 10 minutos. Dividir em porções de 55gr, em formato de bola, Ligar o forno a 180º. Dispor as porções num tabuleiro polvilhado com farinha e deixar levedar por 1 hora. Levar o pão ao forno durante 20 minutos a 200º.

Bom apetite

Votos de saúde!

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?