OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA DIETA MEDITERRÂNEA EM PORTUGAL

por Mário Moreira

O Grão é uma leguminosa que compôem sugestões para uma  excelente gastronomia bem apaladada que nos aquece do frio de Inverno…Puré de grão salpicado com pitadas de colorau doce e cebolinho espontâneo da soleira de minha porta

Os principios básicos da dieta mediterrânica em Portugal,  com  novas tendências e conhecimentos, apontam para uma dieta mais equilibrada, assente em valores com menos teor; de sal, açúcar e de gordura animal, mais enriquecidos por leguminosas secas e vegetais, legumes frescos, onde a bio-diversidade esteja cada vez mais presente.

Este deveria ser o lema de todos e de cada um.

O grão de bico é uma leguminosa preciosa na nossa alimentação, apresenta características únicas que não podemos desperdiçar.

Conotado como alimento dos mais pobres, têm vindo pouco a pouco a ganhar um espaço de enorme relevo, sendo a base alimentar de muitos povos.

Os povos que mais se alimentam das leguminosas têm uma incidência menor de doenças crónicas; cardiovasculares e cancro.

Fonte de energia e imprescíndivel à realização de atividade fisica e intelectual ao funcionamento dos nossos orgaõs.

A sua proteína, de enorme qualidade, é considerada a “carne dos vegetarianos”.

Pobre em água, gorduras, isenta de colesterol, tem uma boa dose de fibras alimentares, que ajudam a eliminar os açúcares e gorduras de forma muito eficaz.

Estas caracteristicas são a razão do grão ser de ingestão lenta.

Cálcio, ferro e magnésio, são 3 minerais que desempenham funções muito importantes no nosso organismo, que o grão contém em boas quantidades.

O grão, alimento barato, é vendido seco ou cozido em conserva, com longo prazo de validade. Indispensável lavar antes de utilizar…

É um produto incontornável na cozinha, muito versátil, incontáveis são as receitas que conhemos de combinações maravilhosas. É um alimento que  as crianças gostam e devemos incentivar, numa clara afronta à comida plástica.

Creme de Grão

Deixar de molho 250gr de grão de um dia para o outro, escorrer e colocar numa panela de pressão coberto com água, temperado de sal, folha de louro, deixar cozer durante 40 minutos. Para ser mais rápido pode ser usado grão em conserva. Escorrer o grão, juntar sumo de ½ limão, 80 gr de manteiga e 2 colheres do caldo da cozedura. Reduzir a puré. Retificar os temperos de sal e…tabasco. Colocar numa tacinha, polvilhar com colorau e cebolinho picado.

Pode ser servido em tostas, barrado no pão, para rechear, em sandes, gratinados, acompanhamentos…comer à colher… Viva o Grão!

Bom apetite.

Um abraço gastronómico.

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