PALMA DE MAIORCA CHARMOSA E ENCANTADORA

por Mário Moreira

Palma de Maiorca, charmosa e encantadora – Caldas das Taipas prazenteira, laboriosa, termal e de cutileiros.

Uma prodigiosa fusão de culturas, de sabores e saberes faz a gastronomia uma das maiores portugalidades.

No espaço de dois fins de semana, estive presente, a presidir dois importantes eventos. Dois convites, duas distinções que honram o meu trabalho. O primeiro teve o cunho da Junta de Freguesia de Caldas das Taipas, o segundo da comunidade  “Casa Portuguesa de Maiorca”, integrado nas comemorações do 10 de Junho, com presença do cônsul-geral português.  Conhecidos os vencedores, parabéns aos participantes.

Ambos se caracterizaram pela preservação e promoção, das nossas maoires marcas de momento: a gastronomia.  Experiências muito enriquecedoras do ponto de vista humano, social, cultural, profissional e… lazer

Escolher o melhor, do melhor, da mesa tradicional portuguesa, é uma tarefa ingrata, pela dificuldade de aplicar critérios justos aquando da prova e seleção dos pratos.

Ambos se pautaram por critérios de; rigor, sabores, aromas, apresentação, decoração, destreza técnica, simpatia, higiene, segurança alimentar, produtos frescos…alguns dos ingredientes presentes.

A gastronomia como ciência, arte, cultura, história, é um dos principais emblemas que nos identifica, por todo o planeta; pela autenticidade,  pelo reflexo de um povo que se define pela criatividade, pelo melhor peixe do mundo… pela lucidez e arte, na conceção de pratos que constituem um fabuloso património cultural, numa das mais importantes áreas económicas que emprega muitas centenas de milhares de trabalhadores que diariamente dão o seu melhor empenho.

Palma de Maiorca, jóia do Mediterrânio, a diversidade das suas paisagens, oferta que inclui natureza, interessante e curiosa história, numa profusão de monumentos, mas também excelente gastronomia. A imponente e sumptuosa Catedral, construção de maior dimensão na ilha, olha o mar, sobranceira, altiva e arrogante, é vigiada por toda a cidade. Visita obrigatória. O castelo Ballver património da humanidade, o Palácio de la Almudaina de interesse nacional, a impressionante muralha que rodeia a cidade frente ao mar, são algumas das preciosidades, as suas praias, o seu clima são temperados e tão visitados que há locais onde a língua russa e alemã se sobrepõe á lingua materna.

Ensaimada” – Delícia tipica das Baleares

60gr levedura, 800gr farinha, 200gr água, 150gr açúcar, 7gr sal, 4 ovos, 50 ml óleo, 500gr banha de porco, compota chila qb… Efetuar a massa, dividir em formato bola, estender, deixar levedar por 12h, levar ao forno…segredos medievos guardados a sete chaves!

Bom apetite.

Um abraço gastronómico.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?