PALMA DE MAIORCA CHARMOSA E ENCANTADORA
por Mário Moreira Palma de Maiorca, charmosa e encantadora – Caldas […]

por Mário Moreira
Palma de Maiorca, charmosa e encantadora – Caldas das Taipas prazenteira, laboriosa, termal e de cutileiros.
Uma prodigiosa fusão de culturas, de sabores e saberes faz a gastronomia uma das maiores portugalidades.
No espaço de dois fins de semana, estive presente, a presidir dois importantes eventos. Dois convites, duas distinções que honram o meu trabalho. O primeiro teve o cunho da Junta de Freguesia de Caldas das Taipas, o segundo da comunidade “Casa Portuguesa de Maiorca”, integrado nas comemorações do 10 de Junho, com presença do cônsul-geral português. Conhecidos os vencedores, parabéns aos participantes.
Ambos se caracterizaram pela preservação e promoção, das nossas maoires marcas de momento: a gastronomia. Experiências muito enriquecedoras do ponto de vista humano, social, cultural, profissional e… lazer
Escolher o melhor, do melhor, da mesa tradicional portuguesa, é uma tarefa ingrata, pela dificuldade de aplicar critérios justos aquando da prova e seleção dos pratos.
Ambos se pautaram por critérios de; rigor, sabores, aromas, apresentação, decoração, destreza técnica, simpatia, higiene, segurança alimentar, produtos frescos…alguns dos ingredientes presentes.
A gastronomia como ciência, arte, cultura, história, é um dos principais emblemas que nos identifica, por todo o planeta; pela autenticidade, pelo reflexo de um povo que se define pela criatividade, pelo melhor peixe do mundo… pela lucidez e arte, na conceção de pratos que constituem um fabuloso património cultural, numa das mais importantes áreas económicas que emprega muitas centenas de milhares de trabalhadores que diariamente dão o seu melhor empenho.
Palma de Maiorca, jóia do Mediterrânio, a diversidade das suas paisagens, oferta que inclui natureza, interessante e curiosa história, numa profusão de monumentos, mas também excelente gastronomia. A imponente e sumptuosa Catedral, construção de maior dimensão na ilha, olha o mar, sobranceira, altiva e arrogante, é vigiada por toda a cidade. Visita obrigatória. O castelo Ballver património da humanidade, o Palácio de la Almudaina de interesse nacional, a impressionante muralha que rodeia a cidade frente ao mar, são algumas das preciosidades, as suas praias, o seu clima são temperados e tão visitados que há locais onde a língua russa e alemã se sobrepõe á lingua materna.
“Ensaimada” – Delícia tipica das Baleares
60gr levedura, 800gr farinha, 200gr água, 150gr açúcar, 7gr sal, 4 ovos, 50 ml óleo, 500gr banha de porco, compota chila qb… Efetuar a massa, dividir em formato bola, estender, deixar levedar por 12h, levar ao forno…segredos medievos guardados a sete chaves!
Bom apetite.
Um abraço gastronómico.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 24, 2025
“Considerando que é um projeto estratégico e prioritário para o concelho, o conjunto de informações que vêm sendo disponibilizadas de forma avulsa, não contribui para o total e bom esclarecimento dos vimaranenses”, disse o vereador do PSD, Ricardo Araújo.
Março 24, 2025
O Teatro Jordão será palco de uma conferência sobre competitividade e inovação empresarial, no próximo dia 27 de março, às 17h00. Sob o tema "Novos Tempos, Novos Desafios, Mais Competitividade", o evento reunirá especialistas e líderes de diferentes áreas para discutir os desafios e oportunidades num cenário económico em constante evolução.
Março 24, 2025
“O aumento da pedonalização do centro da cidade é fundamental para devolver a cidade aos cidadãos, e para o comércio local”. Quem o diz é Domingos Bragança.