PAPAIA – SABOR TROPICAL

por Mário Moreira

Cor alaranjada, sabor adocicado, sumarenta, carnuda, exótica, dietético

A papaia, também conhecida por mamão, é cultivada em regiões muitos quentes da América do Sul e África. De pele fina ou enrugada, de formato alongado, de cor amarela, laranja ou verde claro em função da sua maturidade e variedade.

Habituamo-nos a ver este fruto com peso a rondar os 400gr mas pode atingir os 8 ou 9 kg! Do ponto de vista dietético a papaia tem pouco valor energético, composta por 85% de água, contém 40 calorias em cada 100gr. Rica em nutrientes, possui sais minerais e vitaminas A e C. Facilita e auxilia a digestão.

Tem propriedades na proteção de doenças anti-inflamatórias, ao fígado, no combate o cancro da mama, próstata, pulmão. As suas sementes esmagadas, podem ser consumidas cruas com sumo de laranja ou com outras frutas.

Ao comprar escolha com casca firme e limpa. Na sua preparação deve cortar ao meio e escorrer-lhe o sumo, ligeiramente ácido, retirar as sementes da cavidade central, ficando deste modo pronta para comer crua ou cozida. Se estiver alaranjada e macia está pronta para comer. Se estiver dura, é melhor uma preparação, cozida.

Amadurecem bem à temperatura ambiente, se estiverem verdes embrulhe-as em folhas de jornal. Ao natural, pode ser servida como aperitivo, entrada, saladas, sumos, sobremesas, molhos…

A sua delicada polpa suculenta e refrescante empresta-se a receber um tempero especial, numa combinação inusitada; rum, experimente!

Pode ser confecionada de múltiplas maneiras, com uma condição – ser breve o tempo de cozedura. Pode ser frita em fatias, cortada em cubos ou bolinhas e salteada com manteiga. Este fruto é empregue em compotas e serve de acompanhamento para pratos de carne e peixe.

“Bacalhau exótico de Outuno com papaia e abacate”

Num tabuleiro com água fervente, adicionar fio de azeite, folhinhas de tomilho e alecrim, uma cebola em quartos, alho francês, três dentes de alho esmagados, sal e grãos de pimenta, colocar o bacalhau, deixar confecionar a baixa temperatura até ficar bem macio. Com a água coada efetuar um puré com batata doce. Limpar a papaia, o abacate, a cebola roxa, cortar em cubos. Levar ao lume uma frigideira com azeite e alhos esmagados adicionar as frutas e a cebola, deixar caramelizar. Temperar de sal e pimenta moida na hora.

Bom apetite.

Um abraço gastronómico.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?