Pimenta (1)

por Mário Moreira

Pimenta na língua a quem se porta mal…

A seguir ao sal a pimenta é o condimento mais utilizado em todo o mundo. A pimenta tem origens asiáticas bem longínquas, que se perdem no tempo. É um arbusto trepador que pode atingir sete a oito metros, onde se produz a pimenta branca e preta, também conhecida por pimenta do reino.

Há mais de duas dezenas de espécies de pimenta e de variadíssimas cores.

Das qualidades que mais utilizamos; a preta é mais aromática, enquanto que a branca é mais picante e agressiva.

É um produto que utilizamos praticamente em todos os alimentos, mas que deve, sempre, ser moída e utilizada no momento de servir um prato, com o principal objetivo de manter intactas todas as suas propriedades, aroma e sabor.

Fica bem com arroz ou massas, na carne e no peixe, no queijo e na sopa, nas saladas, em decorações, sobremesas… em conclusão; é um dos nossos ingredientes preferidos na cozinha, está sempre ao alcance de um click, é uma “droga” bem doseada, benéfica e saborosa, de todos os dias.

A pimenta contém um estimulante de provoca a formação de saliva e de sucos gástricos, ajudante deste modo à digestão.

“Bife do lombo de vitela com molho de três pimentas”

Cortar 4 medalhões do lombo com 250gr cada. Cortar 4 fatias de bacon. Colocar cada uma em volta do bife e prender as extremidades com palitos. Numa frigideira ao lume com 2 colheres de sopa de manteiga, 2 dentes de alho esmagados com casca, dourar os bifes de ambos os lados. Retirar os bifes para uma travessa de ir à mesa, temperar de sal e pimenta e conservar quentes. Na frigideira onde se confecionaram os bifes, aquecer o molho e adicionar 3 colheres de sopa de brandy e incendeie. Quando a chama se extinguir, adicione 1 caldo de carne, 1 colher se sobremesa de mostarda, 1 pacotinho de natas e a mistura de 2 colheres de chá das 3 pimentas: branca, preta e rosa. Apurar o molho, mexendo com uma colher de pau para soltar os resíduos da fritura. Quando o molho espessar, retificar de sal. Verter o molho em cima dos bifes. Pode acompar com batata frita e uma salada de alface com cebola roxa finamente laminada.

Bom apetite!

Um abraço gastronómico.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?