Primavera com Favas

por Mário Moreira

É Primavera!

O tempo aquece, os dias crescem, as plantas anunciam o esplendoroso despontar e recortado sorriso todas as manhãs.

São os produtos fresco, verdes de época, a dar as boas-vindas, à Primavera. O seu perfume sente-se na atmosfera. Visitar os mercados locais é um regalo.

Respeitar a natureza, é uma opção contrária, ao cultivo de alimentos de forma intensiva. É um comportamento ambiental em defesa do planeta.

Entre outros produtos, as favas são um produto de época. Estamos no melhor momento de as consumir. O melhor é saboreá-las da maneira que mais se gosta. Porém, não devem ser consumidas cruas, a sua polpa é demasiado grossa e fibrosa, contêm uma substância indigesta. Depois de se lhes retirar as cascas, que podem ser aproveitadas, é conveniente retirar a “camisinha” que as envolve e cozê-las durante uns 15 minutos. Do ponto de vista nutritivo pouco diferem do feijão.

Há um injustificável preconceito no consumo de favas. Uma das razões é seguramente pelo modo como são confecionadas.

As favas são úteis para o nosso metabolismo energético, ajudam à manutenção do sistema nervoso e dos glóbulos vermelhos. Diminui o risco de doenças cardíacas.

Aqui fica a minha sugestão semanal.

“Gambas salteadas com Favas”

Descascar 1kg de gambas, do tamanho 30/40, meio congeladas (a melhor forma de lhes retirar as cascas sem partir) sem esquecer de tirar a tripa que as acompanha ao longo do corpo. Numa frigideira ao lume, com 2 colheres de azeite, adicionar as cascas das gambas, deixar ferver 15 minutos, em lume brando, temperar com sal a gosto, retirar do lume.

Coar todo o líquido para um recipiente e reservar.

Numa panela com água a ferver, temperada com fio de azeite, 2 dentes de alho esmagados, 1 folha de louro, mergulhar 1 kg de favas descascadas, retirar quando começar a borbulhar.

Numa frigideira ao lume com 2 colheres de manteiga, 3 dentes de alho médio esmagados, adicionar as favas e confecionar durante uns 10 minutos. Temperar a gosto de sal e piripiri.

Numa frigideira ao lume, com o líquido de reserva, 2 dentes de alho esmagados, fritar as gambas, durante uns 3 minutos. Devem ficar crocantes. Juntar as gambas às favas e deixar envolver bem com 2 colheres de coentros picados.

Um abraço gastronómico.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?