Prodígios de Outono

por Mário Moreira

Os marmelos ali maduros a um canto da cozinha, o cheiro resinoso dos pinhões ao sol, os dióspiros maturam esborrachados, o odor inebriante dos boletos, o perfume dos crisântemos à soleira da porta….

Regressam os perfumes nos píncaros do Outono. Regressam os regalos dos sabores da comidinha de sustância, num tempo tão cruel, que nos bate com tamanha leveza, que muito mal o sentimos.

Comer bem é a volúpia do presente, um desafio contra o tempo.

Os marmelos, deliciosamente perfumados, mas tantas vezes ignorados, são símbolo de alimentação saudável, alegria, abundância, erotismo…

São um regalo aos olhos, relembram paladares, perfumes e combinações exóticas, eu e os marmelos, somos ambos uma só carne, somos um e outro a fusão perfeita de dois corpos.

Quando mordisco ou toco com a minha língua um marmelo, sinto-me a caminhar por cima das nuvens, é como sentir as estrelas no céu da boca.

Quando olho, cheiro, ou toco um marmelo doce, sumarento, perfeito no calibre, durinho ao tato, não é apenas fome de desejo e prazer, mas um desejo profundo que me faz projetar da luxúria aos instintos carnais.

De uns simples marmelos assados ao requinte conventual, o corpo pede isso mesmo, volúpia e energia, dá saúde e combate o frio, que a pouco e pouco, pingo a pingo, se vai anunciando, o espírito necessita de recolhimento e comtemplação à vida qb.

“Marmelos no Forno”

Num tacho levar ao lume brando, com 2 dl de água, sumo de 1 limão, 1 pau de canela, 1 estrela de anis, 5 colheres de sopa de açúcar mascavado, 1 cálice de vinho do porto tinto, deixar ferver, até ficar numa calda consistente. Adicionar 1 colher de sopa de mel e envolver.

Cortar ao meio 4 marmelos, limpar das sementes. Num tabuleiro de ir ao forno, colocar as metadas ovais para cima, regar com a calda e levar ao forno pré-aquecido a 180º, por 30 minutos. Virar e regar de novo com a calda e deixar mais 30 minutos até ficarem exaustos! Na parte côncava do marmelo, pode servir-se uma bola de gelado de tangerina. Regar com o molho. Decorar com folhinhas de hortelã.

Bom apetite!

Um abraço gastronómico.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?