Quarentena à Mesa – Comer frutos e legumes

por Mário Moreira

Num cenário pela alteração de comportamentos, a mundança de hábitos alimentares é tão  importante como os melhores processos de higiene.

Há mudanças que só dependem de nós, novos hábitos de alimentação saudável são geradores de prazer e bem estar.

Os frutos e legumes confecionados ou em cru, todos os dias, devem ocupar lugar de destaque nas nossas opções alimentares. Tratar da melhor forma o nosso organismo é a melhor prestação que lhe podemos oferecer. É dentro dele que vivemos, dele depende a nossa vida.

Existem diferenças nutritivas na oferta entre frutas e legumes, o que é benéfico para o equilibrio alimentar, quanto mais ampla for a sua escolha.

Os vegetais são fornecedores de cálcio e ferro, vitamina C, indispensávei à estimulação do movimento intestinal. Seja qual for a idade é indispensável comer ou beber o sumo de um alimento cru todos os dias. É aconselhável que não se descasquem os legumes com antecedência de modo a evitar a sua oxidação. É claro que há legumes que têm de ser confecionados, como por exemplo; alho-francês, favas, espargos, couves…

Há legumes e frutas frescas de acordo com todas as estações do ano. Comer frutos e legumes da época é tirar o melhor resultado dos alimentos; cebola nova, morangos, cerejas, brócolos, favas, batata nova, alho-francês, mirtilos, rabanetes, nabiças…

“Palitos de legumes com molho de requeijão e coentros

Lavar e descascar; 1 cenoura, 1 pepino, ½ aipo, ½ brócolo, 1 courgete. Efetuar lâminas no comprimento de 4 cm de espessura. Cortar as lâminas ao meio e efetuar os palitos com 4 cm de lado, em palitos. Efetuar uma cruz nos caules do brócolo e passar em água fervente durante 3 minutos. Numa taça fazer o molho; 1 dente de alho, 1 colher de sopa de azeite, 1 colher de sopa de folhinhas de coentros, 1 colher de sopa de requeijão. Temperar com sal e pimenta a gosto. Passar tudo a puré grosseiramente.

Bom apetite!

Um abraço gastronómico.

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