SALADAS DE COMBINAÇÕES E “GOSTOS”…ESOTÉRICOS

por Mário Moreira

 

Se alguma vez partilhou a mesa com amigos ou familiares, saberá que uma generosa salada mediterrânica de sabores e cores, faz parte integrante de uma prazenteira refeição.

O facto não se deve a um simples capricho, mas a estima que temos às saborosas e interessantes combinações alimentares, bem como à necessidade de uma preparação rápida.

Os produtos da terra são de uma tamanha diversidade e qualidade que refletem experiências e incontáveis inspirações do nosso imaginário ao longo do tempo.  Na ausência de um produto, há sempre outro apropriado para o substituir provando deste modo que não há regras nem limites para as combinações e texturas, cores e paladares que podem conferir uma receita deveras deliciosa.

Porém, chegar às melhores combinações e saber acrescentar massas ou frutos, preparar molhos, são condimentos preciosos sem nunca esquecer, que o resultado, depende muito da qualidade e frescura.

Uma simples combinação de vinagre, azeite, iugurte natural, pimenta e algumas ervas aromáticas frescas podem transformar uma vulgar folha de rúcula numa sensação de requinte. Como seriam insípidos tantos vegetais frescos sem a ajuda de um esplêndido molho para lhe reaçar o sabor, como, infelizmente, tantos seres humanos,  há assim, sem tempero algum, que nem sal nem pimenta, completamente insossos.

A experiência de misturar frutos, vegetais e legumes, com molhos e maioneses, é sucesso garantido. Os sabores conferidos pelos molhos estão ao alcanse de cada um, para tal, é necessário combater ideias conservadoras, “fui habituado assim”, nada mais negativo. É imperativo, testarmos novos hábitos. Não faz sentido dizer “os gostos não se discutem”. Isto é uma ideia compelatamente absurda. O gosto é uma coisa que se combina, que se transforma e se altera com a nossa experiência e maturidade. Como é possível uma criança com idade escolar definir o gosto se tem dificuldades económicas? Como é possível alguém com salário minimo ter uma definição do gosto se pela razão do seu salário se habituou a comer sempre a mesma coisa, porque não tem nem nunca terá acesso a outro tipo de hábitos?

Adoro fazer saladas e conferir-lhes as cores, as texturas, os sabores agridoces, a fresquidão e a qualidade de uma refeição principal, leve e saudável.

             

Salada de Abacate com Molho de Iogurte

Molho de Iogurte: 1iogurte, sumo de lima, folhinhas de manjericão e coentros,1 colher de vinagre branco, 1 colher de mostarda, sal e pimenta qb.

Alface frizada, rúcula, cebola roxa, tomate cereja amarelo e vermelho, uvas, pepino, abacate, ovo cozido, frutos secos, crotões de pão e rebentos de beterraba.

Bom apetite! Um abraço gastronómico.

Foto: DR

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?