Saudades dos deliciosos enchidos

por Mário Moreira

Nos meses de Janeiro e Fevereiro, a multiplicação das festas do fumeiro dedicadas aos enchidos, tradicionalmente, um hábito enraizado, por todo o país, onde o porco é o seu grande protagonista. É dele que se fazem a maior parte das mais belas, tentações gastronómicas, desde o grande número de salgados; como os salpicões, os chouriços, os paios, aos doces, embora raros, onde o mel e as amêndoas dão relevo ao seu tempero.

O chouriço, pode não ser o melhor enchido, mas deverá ser entre todos o mais popular. O popular chouriço muda de nome, ao mudarmo-nos de região. Há quem lhes chame linguiça, isto tem que vem ver com a escolha das carnes e temperos, na duração da sua cura e no grau de exposição ao fumo ou calor. Estes fatores são determinantes para os sabores e aromas finais. As suas combinações, podem ser como os números de telemóvel…

Há também os maranhos, enchidos feitos com produtos de cabra ou ovelha, os de caça, como o javali ou o veado. As características dos enchidos variam também de região para região, pela criatividade e inspiração de quem sabiamente guarda segredos de outros tempos.

O seu perfume é contagiante, dá vontade de comer, olhar para eles é uma tentação.

Tentações destas é coisa que nos falta, felizmente. Confecionar uma refeição com base no fumeiro, é tarefa que não exige grandes preparações, bastam bons enchidos, uns nacos de broa, um bom copo e está feita a festa, coisa muito simples.

Somos um país pequeno, mas no que se refere à sua diversidade de tradições, somos gigantes.

“Tábua de Enchidos”

Os enchidos são laminados ou fatiados com faca apropriada, quanto mais  finos mais fáceis são de mastigar e degustar. 200gr de presunto, 200gr de salpicão, 200gr de chouriço de carne, 200gr de moira de sangue, 200gr de morcela de sangue, 200gr de painho…enriquecer com queijo, azeitonas, pepinos em conserva, palitos de broa e bom vinho. Gosto de fazer uma salada de tomate com cebola roxa, temperada com azeite, vinagre e orégãos…perfeito!

Bom apetite!

Um abraço gastronómico.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?