TANGERINAS, LARANJAS, CLEMENTINAS, ANCORES, KUMQUATS… SUCULENTAS, RICAS, BELAS, DOCES, SEDUTORAS

por Mário Moreira

Tangerinas, laranjas, clementinas, ancores, kumquats… suculentas, ricas, belas, doces, sedutoras

As laranjas e as tangerinas são dos citrinos coloridos de sabor inimitável mais maravilhosos, perfumam e enchem de vida qualquer lugar mesmo ao descascar.

Quem come ou quem vai comprar estes citrinos ricos em vitamina C, imprescindíveis nesta epoca do ano, face ao frio e às gripes, não imagina a quantidade de designações que se escondem por trás de tal variedade de espécies.

Em Portugal há diversos tipos e de sabores de laranja. A que se produz no Algarve é muito conceituada e das mais prestigiadas do sul da Europa. Falar da laranja do Algarve é como falar de um dos mais importantes símbolos gastronómicos nacionais, é como falar um pouco dos nossos filhos; “são sempre os melhores e os mais belos”. Qualquer que seja a sua distinção pontual será, sobretudo, mais ao nível do sabor ou da sua maturação do que propriamente na aparência do fruto, pelo facto de obedecer a critérios de qualidade de produção. Naturalmente, o clima empresta uma enorme ajuda; muito sol, temperaturas amenas, uma combinação perfeita para criar mais doces e suculentas espécies.

Há as laranjas sem grainhas e as laranjas sanguíneas que se distinguem pela sua pigmentação vermelha escura da polpa (toranja). Quanto maior for a sua coloração mais se distinguem no seu sabor das laranjas claras. As “loiras” são mais fortes e menos azedas. As kumquats são frutos pequenos, redondos, deliciosamente aromáticos de casca mole. Como-as assim inteiras, nem mais!

Este citrinos maravilhosos valorizam não só a estação do frio mas também o prato pela sua cor e sabor. Há uma lista infindável da existência de clássicos da gastronomia nacional e internacional: as tortas (às tortas de Guimarães era adicionado o cidrão), bolos de laranja, o pato com laranja, os famosos crepes Suzette, pratos de carne e peixe, compotas, gelados, geleias. Felizmente, a laranja é um produto cobiçado e muito acessível. A qualquer época do ano se distinguem a variedade e caracteristicas das laranjas.

Peito de Pato com Molho de Laranja e Mel”

Limpar veios e gorduras à carne. Temperar de sal e pimenta. Efetuar cortes na diagonal. Levar ao lume uma frigideira, sem gordura, com ramo de alecrim, um dente de alho esmagado, até que fique dourado de ambos os lados, caramelizado no lado da gordura. Reservar a carne. Rejeitar o excesso de gordura. Adicionar o sumo de uma laranja, 10 mg de mel, envolver bem. Retificar os temperos. O molho deve ficar consistente. Cortar uma laranja em gomos, dispor no prato, fatiar a carne e colocar em cima dos gomos. Regar com o molho de laranja e mel.

Bom apetite.

Um abraço gastronómico.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?