VINHO A COPO
por Mário Moreira Toda a garrafa de vinho… vazia, está repleta [...]

por Mário Moreira
Toda a garrafa de vinho… vazia, está repleta de boas histórias
“É no vinho que encontro a serenidade que a euforia teima em toldar e a energia que a rotina insiste em roubar”
Beber vinho a copo é uma tendência em crescimento em Portugal, que se aplaude.
Esta tendência tem múltiplas vantagens; para os apreciadores, para curiosos em fase de descoberta, para quem o comercializa, para os produtores, para quem deseja beber únicamente um copo no restauarante e até para aqueles que encontram no seu prelúdio…uma bela e serena forma de se despirem dos problemas da vida.
Beber vinho a copo multiplica a oportunidade de provar uma panóplia de castas e sabores de vinhos nacionais tão especiais quanto diversos pelo que merecem uma explorada e atenta descoberta sempre que as circunstâncias se proporcionem.
Beber vinho a copo permite descobrir estilos e aromas inconfundíveis que de outra forma não seria possível. Lembro, há poucos anos quem quisesse beber um copo com alguma qualidade, comprava uma garrafa e deixava o seu nome impresso no rótulo, para quando voltasse.
Hoje, felizmente, em Portugal, são incontáveis os restaurantes que servem vinho a copo. Muitos deles têm uma elaborada carta de vinhos a copo, por regiões. É o mesmo que dizer, numa só ocasião, é possível viajar num mundo de sabores e aromas nunca antes tão versáteis.
O vinho português está na “moda”. Beber vinho português é sentir num dos melhores nectares, um pedaço de céu na terra.
Beber um copo vinho à refeição faz parte, como o faz, na “Roda dos Alimentos” criada em Portugal em 1977, um dos variadíssimos elementos que constituem a“Dieta Mediterrânica”, das mais saudáveis do planeta.
Beber vinho a copo, sozinho ou com amigos, a sós ou a acompanhar uma refeição, permite descobrir vinhos de qualidade a um valor acessível.
Beber vinho a copo ajuda a aprofundar o conhecimento e a cultura do vinho, contribuindo deste modo, na oportunidade e facilidade de experiências variadas.
É muito importante saber beber à temperatura recomendada. Não raras vezes se serve vinho “quente” quanto devia estar entre 16º e 18ª um tinto, um branco entre 9º e 11º e um espumante entre 6º e 8º.
Desfrute sem pressa, como em tudo na vida… Este é um verdadeiro desafio às papilas gustativas, descobrir no vinho, os aromas que cheiramos, comemos e bebemos.
Fim de tarde… Copo branco a acompanhar um prego no pão
Para quem não tem brasas…Numa frigideira ao lume com pouco azeite, 1 dente de alho esmagado, uma folha de louro, grelhar um bife do lombo com 150gr, temperado de sal grosso e pimenta moída. Fatiar o pão ao meio, molhar no molho do bife e guarnecer com folhinhas de rúcula.
Bom apetite.
Um abraço gastronómico.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 1, 2025
Hugo Soares, cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) pelo círculo de Braga, iniciou esta quarta-feira a sua pré-campanha com uma visita à Unidade de Saúde Familiar (USF) de Moreira de Cónegos, em Guimarães.
Maio 1, 2025
Paulo Lopes Silva, candidato a deputado pelo Partido Socialista às legislativas de 18 de maio, criticou duramente o PSD por, segundo ele, "elogiar obras realizadas por governos socialistas que apenas inauguraram", numa reação à visita de candidatos sociais-democratas ao Centro de Saúde de Moreira de Cónegos, realizada nesta quarta-feira, 30 de abril.
Maio 1, 2025
Na estreia em torneios Challenger, os jovens Gonçalo Castro (16 anos) e Salvador Monteiro (17 anos) esbarraram na experiência dos alemães Mark Wallner e Jakob Schnaitter (top 60 da variante) e perderam pelos parciais de 6-3 e 6-1.