VIVER O NATAL – VIVER A PAZ, TODOS OS DIAS

por Mário Moreira

Viver O Natal—Viver a Paz, todos os dias

Para quem tem a opção de não comer carne ou peixe,  uma excelente alternativa com cogumelos, esses seres enigmáticos e maravilhosos

Há cerca de 2500 tipos de cogumelos da floresta e do bosque. Os cogumelos, encontram-se debaixo da terra, o que se vê é o seu fruto. São apreciados e utilizados nas mais diversas cozinhas de todo o mundo.

São um excelente acompanhamento de variadíssimos pratos, mas também deliciosos nas opções de alimentação saudável, como prato principal. Os cogumelos ostra e shitake são cultivados na China há mais de 2000 anos. Na Europa o seu cultivo iniciou-se por volta do século XIV.

Enquanto o cultivo de cogumelos está á nossa disposição, durante todo o ano, ao contrário, em relação aos que se apanham no bosque, cujo desenvolvimento se deve às condicionantes da metereologia.

Uma refeição com cogumelos pode ser digerida com dificuldade pelo facto   de serem degustados numa refeição muito tardia. O seu alto valor proteico, mais alto que a carne, mas também porque são compostos por células com mais ou menos quantidade de uma substância orgânica de azoto, importante constituição nas suas carapaças para defesa dos insetos e é por isso recomendável que uma boa deglutição dos cogumelos seja imprescindível.

O natal é um período que nos lembra a paz,  cada vez mais necessária, sentimento de todos os dias, num mundo em que as desavenças de uns arrasam a felicidades de tantos outros.

A minha sugestão de uma receita vegetariana bem apelativa quanto requintada.

Strudel de Natal com cogumelos e queijo gruyere molho

Limpar e cortar em pedaços 500gr de cogumelos setas e cantarelos. Descascar 2 chalotas, refogar em manteiga, adicionar os cogumelos e coar. Lavar, cortar em rodelas, refogar o alho francês no líquido dos   cogumelos.Temperar de sal, pimenta e juntar uma colher de sopa de cebolinho. Pré-aquecer o forno a 220º. Descongelar a massa folhada com a opção de se poder comprar. Entender bem a massa, pincelar com ovo e polvilhar com folhinhas de tomilho. Envolver os cogumelos, o alho francês, o queijo raspado, no sentido do cumprimento. Fechar e deixar o fecho virado para baixo. Pincelar a massa com ovo, polvilhar com tomilho e queijo ralado. Levar ao forno a confecionar até ficar numa crosta tostada. Aproveitar o forno  e num tabuleiro colocar batata cozida cortada ao meio virada para cima, salpicar com queijo e deixar tostar. Acompanhar com rúcula e alfaces de várias cores. Temperar com uma vinagreta, a gosto; azeite, mostarda dijon, gema de ovo, vinagre balsâmico, mel, sal e pimenta. Bater bem os ingredientes.

Bom apetite! Um abraço gastronómico.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?