“XXI Feira do Folar de Valpaços”

por Mário Moreira

“XXI Feira do Folar de Valpaços”

O Folar como o conhecemos está associado a um presente tradicionalmente confecionado pela Páscoa, onde a Igreja recolhia o “folar” das familias no Domingo de Páscoa com relevo para os produtos mais nobres…

Trás-os-Montes e Alto Douro legam ao país, entre outras riquezas, um singular património natural, histórico e humano de incomensurável beleza. Valpaços, hoje, de bons acessos, surpreende quem a visita, deixa saudades e vontade na promessa de voltar.

A magnitude desta região oferece-nos um invulgar património gastronómico; fumeiro, azeite, vinho,  amêndoa, castanha, mas, sobretudo, a envolvênvia humana de afetos, pela disponibilidade e cordialidade, ingredientes intrínsecos e imprescíndiveis, também, responsáveis pelo sucesso e riqueza da mesa transmontana.

O Folar de Valpaços é o primeiro e único folar com certificação em Portugal. Distinguido pela EU com Indicação Geográfica Protegida-IGP,  onde se defendem as tradições, caracteristicas ancestrais, qualidade das suas carnes, o azeite, distinguido com Denominação de Origem Protegida-DOP, imprescíndivel à sua elaboração e confeção, empresta-lhe um sabor excecional e peculiar a azeitona. É um produto de superior qualidade e beleza estética que o distingue de todos os outros. Marca presença obrigatória em todas as mesas do Nordeste Português.

A XXI Feira do Folar de Valpaços realizou-se este fim de semana com enorme sucesso. Os espaços foram pequenos para receber muitos milhares de pessoas que de todo o país, ajudaram, deste modo, à sua ecónomia local, numa faturação que ronda o milhão de euros.

Referência a uma iguaria que comi ao almoço, a Palhada, casulas com carnes cozidas, e, ao maduro de subir à cabeça…na “Tasquinha do Pinheiro”…

O Folar de Valpaços apresenta uma massa fofa, salgada com palato guloso  a sabor de azeitona, num colorido com manchas de gordura das diversas carnes. Fiquei fã desta maravilha. Tanto é que na escola de cozinha, “YES WE COOK”, onde dou aulas, esta semana, vai ser dedicada à preparação e confeção do “Folar de Valpaços”.

Um grande abraço ao José Vieira, pela sua disponibilidade profissional.

Folar de Valpaços

Numa taça bater 10 ovos com 20gr de sal. Dissolver 50gr de levedura em água morna. Adicionar 1 kg de farinha trigo, misturar os ingredientes até  ficar numa bola com textura elástica e dobre o volume. Cortar as carnes em bocados. Untar um tabuleiro retângular. Cortar a massa em três e colocar uma porção na base do tabuleiro. De seguiada as carnes e a massa, até fechar. “Descansar” por mais uns 30 minutos. Pincelar com ovo. Preferi pincelar com azeite, ficou excelente. Levar ao forno a 180º  45 minutos.

Bom apetite.

Um abraço gastronómico.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?