A “Dieta Mediterrânica” – referência na gastronomia universal
por Mário Moreira A “Dieta Mediterrânica” – referência na gastronomia universal […]

por Mário Moreira
A “Dieta Mediterrânica” – referência na gastronomia universal
Dia 19 na Associação de Pensionistas de Guimarães vai acontecer a 4ª ação de alimentação saudável
A “Dieta Mediterrânica”, também conhecida por “dieta dos pobres” é um conceito de alimentação saudável.
O acesso aos produtos da horta; as hortaliças, os legumes, as frutas, as leguminosas, o pão, o azeite, o vinho… são ingredientes determinates no resultado à gestão do orçamento familiar. A carne e peixe, sempre mais caros, são consumidos de preferência, pelas camadas da população mais abonadas.
Esta “descoberta” efetuada por estudos há décadas, levou à conclusão, que as populações, ligadas ao mundo rural, têm uma taxa cardíaca muito reduzida. Ao contrário das populações que consomem mais carne.
Conhecidos chefes de cozinha, de todo o mundo, dão-lhe especial relevo. Muitos são os que se apaixonam pela nossa gastronomia e decidem cá ficar.
Também é verdade, Infelizmente, que este tipo de alimentação saudável, seja alterado pela importação de novos hábitos alimentares… As multinacionais do “lixo alimentar rápido” encontram mercados fáceis, na ignorância e na ausência de uma poliítica de práticas alimentares saudáveis. Os fritos e as gorduras são exemplos terríveis.
É na infância e na adolescência que se começa a adquirir o sentido do gosto, das preferências alimentares. Aprendemos o interesse para apreciar paladres diferentes.
Assunto para reflexão! A escola tem que assumir um papel educativo e corretor. Cantinas escolares, cantinas de hospitais, ipss… deveriam variar a alimentação praticada e alterar modos de confeção. O ensino a práticas a não desperdiçar, aproveitar os recursos e potenciar produtos mal amados; em refeições ricas, higiénicas, económicas e saudáveis.
No dia 19 de Fevereiro, a Associação de Reformados de Guimarães, uma das mais dinâmicas associações, semelhantes, no país, vai realizar a 4ª ação de alimentação saudável, com destaque a uma receita com vegetais e confeção de pão com jovens formandos sob a direção da chef Liliana Duarte. Esta conjugação de saberes e de afetos entre gerações tem seguramente sucesso garantido.
“Sopa de vegetais mediterrânicos”
Num tacho com; 1 garrafa de azeite, refogar os seguintes ingredientes, devidamente, lavados e cortados; 3kg beringela, 2kg courgete, 1kg de cebola, ½ kg de cebola roxa, 1kg tomate, 5kg batata, 2 kg de batata doce, folhinhas de manjericão, 1 cabeça de alhos descascados. Deixar “suar” até que todos os ingredientes fiquem bem macios. Cobrir com água e deixar ferver. Adiconar sal qb. Passar a puré. Retificar o sal. Adicionar folhinhas de manjericão, azeite e crotões de pão.
Bom apetite.
Um abraço gastronómico.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 16, 2025
O Vitoria, 6.º classificado do campeonato recebeu na noite deste domingo, 16 de março, o Estrela da Amadora, 16.º e antepenúltimo.
Março 16, 2025
Moreirense e Boavista encontraram-se esta noite no fecho da jornada, registe-se uma vitória dos cónegos por 1-0, a primeira de Bacci.
Março 16, 2025
Na manhã deste sábado, 15 de março, foram inaugurados alguns dos trajetos da Ecovia do Ave, nomeadamente os percursos entre o Parque de Lazer de Barco e o Parque de Lazer das Taipas, numa extensão de 2,5 quilómetros, e em Brito, entre a Rua dos 8 Moinhos e um troço de 800 metros.